Ultima atualização 29 de maio

Aumento da inadimplência alavanca procura por seguro prestamista

Segundo dados da CNseg, a procura pelo seguro prestamista alcançou R$ 4,2 bilhões nos três primeiros meses de 2023

EXCLUSIVO – De acordo com informações da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, a inadimplência entre os brasileiros alcançou o maior nível histórico já registrado: 77,9% da população possui alguma restrição no nome. O último levantamento do Serasa mostrou que, até abril, 71,4 milhões de pessoas estavam endividadas.

Além disso, uma pesquisa da Deep Center mostrou que a chance de o brasileiro recuperar uma dívida ou parcela em atraso em até 30 dias após o vencimento é de quase 68%. Contudo, essa probabilidade cai para menos de 5% em uma dívida acima de seis meses. Dados como esses demonstram a importância do seguro prestamista, produto que visa auxiliar nos momentos em que o segurado está passando por uma dificuldade financeira.

O seguro prestamista cobre a quitação de dívidas junto às instituições financeiras, em caso de morte ou invalidez do segurado, empréstimos pessoais e consignados, prestações de consórcios, dívidas de cartões de crédito e relativas a crédito estudantil, além da cobertura de cheque especial ou de saldos em aberto em crediários e financiamentos de bens ou outros compromissos que envolvam crédito financeiro, conforme as condições estabelecidas no contrato. O pagamento da apólice pelo consumidor final pode ser feita mensalmente ou à vista.

Luis Reis

Com o aumento da inadimplência, mais brasileiros estão buscando o produto. Segundo dados da CNseg (Confederação Nacional das Seguradoras), a procura pelo seguro prestamista alcançou R$ 4,2 bilhões nos três primeiros meses do ano, 16,1% em comparação com mesmo período de 2022. “As pessoas têm percebido que o seguro prestamista pode ajudar a proteger as conquistas que cada um tem, contribuindo assim para o planejamento financeiro individual e familiar, temas que a sociedade brasileira ainda precisa avançar”, diz Luís Reis, diretor executivo de Parcerias da Zurich.

De acordo com o executivo, nos três primeiros meses do ano a empresa apresentou crescimento de 9,4% em prêmios na carteira, quando comparado ao primeiro trimestre de 2022. Reis afirma que, pelas particularidades do seguro prestamista, geralmente atrelado a empréstimos e cartões, a seguradora opta por fazer a distribuição do produto por meio de diversas parcerias. “Acabamos de firmar parceria com a OMNI1, joint venture entre o Grupo Wiz Co e o Grupo Omni, para a distribuição do seguro prestamista e outros produtos”.

Na Brasilseg, houve crescimento de 82,4% nos prêmios emitidos do seguro prestamista no primeiro trimestre de 2023, em comparação ao mesmo período em 2022. Para Hugo Ofugi, superintendente de produtos Vida da empresa, a expansão do produto foi impulsionada pelo maior volume de vendas e redução do cancelamento, tendo como fator principal uma maior conscientização quanto à importância dos seguros. “Qualquer crescimento sustentável de mercado deve ser baseado na percepção de valor que o cliente tem pelo produto. Para isso, os players devem se concentrar em oferecer o seguro prestamista de forma transparente e com coberturas que realmente façam sentido a quem compra”.

Segundo Ofugi, é possível que haja sim um crescimento na procura por seguros no contexto de expansão econômica, especialmente considerando que a base de crédito tende a acompanhar esse crescimento. Entretanto, o executivo reforça que não necessariamente o seguro prestamista será utilizado para acesso ao crédito, salvo naquelas operações que exigem garantias. “Apesar disso, acredito que o seguro prestamista tenha um futuro promissor no mercado brasileiro, considerando a possível retomada econômica do país, a baixa penetração atual do setor e o fato de ser um produto relativamente simples de ser entendido em relação a outros que são vendidos de forma avulsa”.

Nicole Fraga
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock