Ultima atualização 30 de março

Mapfre Global Risk aposta nos seguros de energia renovável

Bosco Francoy conta que a Mapfre acredita no potencial de crescimento de energias renováveis, cyber e construção

EXCLUSIVO – A sustentabilidade é um dos temas mais caros para as organizações do mundo inteiro, inserida na pauta ASG (ambiente, sustentabilidade e governança). De olho neste segmento, o CEO da Mapfre Global Risk, Bosco Francoy, em visita ao Brasil, disse que o segmento de energias renováveis, assim como os riscos cibernéticos, irá merecer maior atenção do mercado nos próximos anos.

“As energias renováveis são uma fonte de inovação. Ela cresce devagar e temos aprendido muito pela experiência do setor, explorando soluções na parte do Nitrogênio, pesquisando como transportar, escalar etc”, enumera.

Como riscos emergentes, o CEO cita, assim como no ano passado, a situação econômica, a inflação e a guerra na Ucrânia. “Pouca coisa mudou no último ano”, lamenta. Ele cita também o resseguro, que não teve uma boa performance em 2022 e sofreu um aperto maior no final do ano. “Talvez seja a maior diferença do ano. O resseguro ficou mais exigente nos termos, com capacidade mais seletiva nos riscos, o que traz um desafio”.

Os cyberriscos são um grande desafio por conta da sua rápida evolução e a potencialidade do risco sistêmico, principalmente porque ainda não existem modelos estatísticos para levantar as possibilidades de perdas.

É difícil lidar com uma situação de inflação elevada, por conta das importâncias seguradas, franquias e os segurados evoluindo para maiores retenções. “Uma das condições do setor de seguros é a flexibilidade e a habilidade de se adaptar às circunstâncias financeiras, políticas etc, para fornecer soluções. Esta é uma das fortalezas do seguro.

Com margens menores, uma sequência de sinistros catastróficos relevantes, juros mais altos, o resseguro teve a sua capacidade diminuída focada em algumas áreas, como no cyber, aviação e alguns outros setores econômicos. “A capacidade ficou mais cara e provocou uma reação do mercado, tornando-o mais exigente”, acrescenta Francoy.

Em nosso DNA a inovação está sempre presente. Por um lado, tiramos vantagem dos avanços tecnológicos para oferecer soluções inovadoras e, dentro de cada atividade, as máquinas não cometem erros, o que contribui para diminuir os riscos.

O Grupo Mapfre bateu um recorde de receita em 2022. Foram quase 25 bilhões de euros de prêmios em nível mundial. A América Latina ficou responsável por quase 9 bi de euros, ultrapassando outras regiões do mundo. O Brasil aumentou em 45% a emissão de prêmios, atingindo 4,8 bi de euros.

Para a Global Risk, o ano também foi muito bom, com 1,5 bi de euros em prêmios, com o Brasil representando 250 milhões de euros em prêmios. Mesmo neste cenário, Francoy aponta o “soft market” de resseguro como uma preocupação, porque as condições estavam apertadas, o que que comprometia a rentabilidades das operações. “O grande desafio para a Mapfre é como conseguir crescer na carteira de grandes riscos no Brasil. Somos a primeira em termos de riscos industriais e estamos fortalecendo a equipe para aprimorar este campo”, conta Francoy.

Kelly Lubiato
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock