Ultima atualização 02 de fevereiro

Saiba o que fazer com o carro em enchentes e alagamentos

Algumas medidas preventivas devem ser tomadas e contratar um seguro é importante para minimizar os prejuízos

Janeiro e fevereiro são os meses de auge do verão, com muitos dias quentes e, principalmente, chuvosos. Em casos de alagamentos, algumas atitudes ajudam a prevenir mais danos ao veículo e, em caso de danos no carro, acionar o seguro é a melhor alternativa.

Confira algumas dicas de segurança

Na incerteza de seguir caminho com o carro em casos de enchentes, a resposta é que não se deve continuar caso a água esteja acima da metade das rodas. O condutor pode usar como base outros veículos para checar o nível de água. Mas se resolver passar, o que não é indicado, deve manter o carro em movimento em primeira ou segunda marcha, com aceleração constante e baixa velocidade, sem alterar a marcha. O importante é não deixar o motor morrer. Caso o motor desligue, não deve ser acionado enquanto a água estiver sobre as rodas.

A pessoa também não deve cair na besteira de atravessar ao lado de outros veículos, principalmente se forem de grande porte, pois o deslocamento da água pode movimentar seu próprio carro.

Sempre que o carro tiver passado por esses momentos de tensão, o proprietário deve parar e desligar o motor do carro e ao religar, verificar se não houve entrada de água no sistema de admissão.

Para o caso do motorista que não estava dentro do carro no momento do alagamento, aconselha-se que verifique se a água entrou nos cilindros, pois o principal risco é o calço hidráulico. Também deve-se checar se está tudo bem com a parte elétrica. Vale sempre procurar ajuda de um mecânico, pois muitas peças podem ser recuperadas ou trocadas. Apostar em serviços de higienização e lavagem também é importante. A carroceria é a parte mais fácil de ser recuperada. Vale também utilizar um gerador de ozônio para matar as bactérias que possam ter ficado no veículo, preservando a saúde de motoristas e passageiros.

Quais as vantagens do seguro automotivo?

Para quem tem contratado o serviço de seguro automotivo, em casos de enchente ou inundação, deve acionar o serviço de assistência 24 horas e solicitar o guincho para remoção do veículo para uma oficina e comunicar o sinistro à seguradora através do corretor de seguros. A oficina irá realizar o orçamento e a seguradora fará a avaliação. Se for perda parcial, autoriza os serviços. Se for perda total, segue com o processo de indenização de acordo com o que foi contratado pelo segurado.

Nilton Dias, diretor comercial da Seguralta, explica que o beneficiário do seguro é indenizado em todos os danos causados pela enchente ou inundação. “A seguradora irá indenizar todos os danos, incluindo a limpeza do veículo e os danos materiais que porventura possam ocorrer. Vale ressaltar que, caso não seja caracterizada a perda total do veículo, o procedimento é o mesmo do que quando ocorre uma colisão, ou seja, a seguradora irá deduzir o valor da franquia do valor total do conserto”, afirma Dias.

Nos casos de inundação, o seguro cobrirá tanto os carros que estavam na rua, como em garagens de prédios, avenidas etc. É necessário que o cliente verifique com o seu corretor se sua cobertura é completa pois, caso não seja, dependendo da modalidade de seguro que contratou, pode existir a possibilidade de uma alteração na apólice, para inclusão da cobertura dos incidentes. E existem modalidades de seguro em que será necessário o cancelamento da apólice e contratação de um novo seguro. Ao contratar a cobertura compreensiva (colisão, incêndio e roubo), por exemplo, o cliente tem a opção de contratação de diversas outras coberturas de uma forma simples e prática.

Não seja pego de surpresa ao acionar o seguro

Para não ser pego de surpresa ao acionar o seguro em casos de enchente ou inundação, o motorista deve estar atento à algumas condições:

O segurado deve acionar imediatamente o guincho, para levar o veículo até a oficina pois, caso tenha entrado água no motor e o condutor tente dar partida e ocorrer danos, a seguradora não indenizará estes prejuízos por ter ocorrido um agravamento do risco. Os demais danos serão indenizados normalmente.
Caso se comprove que o condutor tentou atravessar uma área inundada conscientemente, também não haverá indenização para qualquer dano, uma vez que caracterizará também o agravamento do risco. Neste caso, é bastante comum o motor aspirar água e, no caso de calço hidráulico, não estará amparado pelo seguro.

As seguradoras indenizam os danos causados por inundação e/ou enchentes decorrentes de água de chuva e excluem os casos decorrentes de água salgada.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock