Ultima atualização 03 de fevereiro

MetLife fecha 2022 com aumento no volume de vendas no canal parcerias

Crescimento nas vendas da seguradora foi impulsionado por parceiros como bancos, plataformas de investimentos, varejistas e fintech’s

A MetLife comemora o crescimento de 110% no volume de vendas de seguro de vida, seguro prestamista e planos odontológicos comercializados em 2022, exclusivamente, no canal parcerias, através de bancos, plataformas de investimentos, redes de varejo e fintech’s. A seguradora tem como meta ampliar a democratização do acesso aos serviços financeiros e oferecer soluções que são essenciais para a vida das pessoas e para isso, ampliar os canais que comercializam suas soluções e produtos é fundamental. Para 2023 a expectativa é crescer acima de 30%.

Entre os motivos apontados pela seguradora como responsáveis por esta aceleração estão: o desenvolvimento de programas de seguros exclusivos aos parceiros com produtos e soluções customizáveis; a oferta em canais diversos e complementares incluindo a venda presencial, por aplicativos digitais, via market place e telemarketing; a ampla diversidade de segmentos comercializando seus produtos; e principalmente a maior preocupação das pessoas com a proteção financeira, a segurança, a saúde e o futuro.

“O mercado e os canais de distribuição têm se adaptado muito bem a toda esta transformação que nós temos vivenciado, buscando novas tecnologias, inovação e principalmente soluções que acompanhem as mudanças de hábitos de consumo, entendendo como e quando o cliente quer ter acesso aos nossos produtos e de que maneira ele quer comprar. As pessoas estão mais preocupadas com as proteções em vida, os riscos e imprevistos que podem acontecer a todos nós no dia a dia, e as plataformas digitais e as ferramentas de tecnologia embarcada, como as APIs (Interface de Programação de Aplicativos), tornaram-se essenciais neste processo, já que elas nos posicionam de forma diferenciada no mercado e contribuem para gerarmos valor aos nossos parceiros e ampliarmos o acesso das pessoas aos nossos produtos e serviços”, reforça Marcelo Tomei, vice-presidente comercial da MetLife.

As vendas de produtos e soluções no canal representam, atualmente, mais de 50% do volume total de seguro de vida, seguro prestamista e planos odontológicos comercializados pela MetLife no Brasil. Em 2022, a seguradora atingiu a marca recorde de 23 parceiros e avançou para novos segmentos, como o varejo de roupas e acessórios.

Na lista de parceiros, a seguradora conta com o Itaú, Inter, Mercantil e Safra[FL1] . O avanço foi grande também nas plataformas de investimentos, com o crescimento das vendas do seguro de vida individual, como na XP e BTG[FL2] . Os segmentos de veículos e as redes de varejo também se mostram relevantes para a estratégia da MetLife, tendo frentes em expansão com a Chevrolet, Yamaha e C&A. [FL3] Ainda no primeiro semestre de 2023, serão anunciadas novas parcerias comerciais, nos segmentos de bancos e fintech’s, ampliando a oferta das soluções da MetLife a milhões de clientes destes parceiros que podem escolher as coberturas e benefícios adequadas ao seu momento de vida de uma forma imediata, simples e digital.

“A MetLife tem se destacado no canal parcerias com um crescimento relevante, consistente e que trouxe resultados expressivos. Em 2021 atingimos a marca de 20 parceiros, avançamos para novos segmentos e tivemos 70% de crescimento. Agora em 2022 crescemos ainda mais”, destaca o executivo.

Este cenário dá noção da importância do seguro do ponto de vista de negócio, ao expandir a proposta de valor dos parceiros e ampliar a rentabilidade. “Nós percebemos que as incertezas e a preocupação com o bem-estar e o futuro intensificaram o interesse das pessoas por seguros e isso se reflete em um foco ainda maior dos canais de distribuição, que entendem os seguros como uma oportunidade para entregar uma solução de alto valor, relevante para a vida das pessoas e com isso ampliar a permanência e a fidelidade dos clientes.”, comenta Tomei.

“Encerramos 2022 superando a marca de 1,5 milhão de clientes, 25% acima do obtido em 2021 e a meta para 2023 é superar a marca de 2,0 milhões de clientes”, finaliza o executivo.

N.F.
Revista Apólice

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