Ultima atualização 16 de novembro

Para consumidores, seguradoras são principais fornecedoras de bem-estar físico e financeiro

De acordo com um estudo da Capgemini e da Qorus, clientes posicionam as seguradoras entre os dois provedores preferidos para aconselhamento sobre bem-estar físico e financeiro

EXCLUSIVO – Atualmente, os clientes posicionam as seguradoras entre os dois provedores preferidos para aconselhamento sobre bem-estar físico e financeiro. É o que aponta o estudo World Life and Health Insurance Report (Relatório Mundial de Seguros de Vida e Saúde), realizado pela Capgemini e da Qorus. O relatório forneceu insights sobre as preferências dos consumidores, além de um roteiro para as seguradoras oferecem Wellness-as-a-Service para usuários individuais ou em grupos.

Raquel Imbassahy

 “São muitos fatores que juntos constroem esse cenário. Há uma questão geracional, em que há algum tempo vemos o aumento de interesse em cuidados com a saúde emocional por parte de gerações mais novas. E, apesar do excesso de informações ao qual essas gerações são expostas, devido à internet e redes sociais, é esse acesso ilimitado à informação que dá ferramentas para que elas possam cuidar da sua saúde emocional de forma mais efetiva. Além disso, vivemos em um tempo que se transforma muito rápido e somos mais expostos aos diversos desafios que o mundo pós-moderno vive, como pandemias, incertezas econômicas, clima político instável e até questões naturais, como o aquecimento global”, afirma Raquel Imbassahy, diretora de Gestão de Saúde Populacional da SulAmérica.

Segundo a executiva, o objetivo da companhia é promover a saúde integral oferecendo produtos que cuidam da saúde física, emocional e financeira dos clientes. A empresa fornece serviços como a plataforma de telemedicina Saúde na Tela e programas, linhas e iniciativas de Gestão de Saúde Populacional com foco na Prevenção a Saúde, além das ações e campanhas mensais de educação em saúde. Focando na saúde mental, a seguradora disponibiliza o serviço do Psicólogo na Tela, além do programa Única Mente, que visa prevenir, diagnosticar e tratar os principais problemas emocionais.

Apesar do estudo apontar que 37% e 24% dos segurados entrevistados classificaram as seguradoras como seu principal parceiro potencial para bem-estar físico e financeiro, respectivamente, a maioria das empresas do setor não se concentra em engajar os clientes e educá-los para adotar e usar consistentemente soluções de bem-estar. Segundo o relatório, apenas 8% das seguradoras têm a capacidade de oferecer esses serviços. Os resultados da pesquisa sugeriram que as insurtechs estão à frente das companhias tradicionais nos principais recursos de hiperpersonalização.

Alessandro Cogliatti

Para Alessandro Cogliatti, diretor de Experiência do Cliente da SulAmérica, cabe às empresas compreender seu real papel frente à vida do beneficiário, que já tem a seguradora como uma referência de aconselhamento sobre assuntos de bem-estar físico, emocional e financeiro. “A seguradora tem a capacidade de coordenar uma jornada de saúde do beneficiário, e ajudá-lo a navegar pelo sistema da forma mais eficiente possível. A partir desse pensamento, pode-se desenvolver diversas iniciativas  que promovam a prevenção e a manutenção da saúde integral”.

O relatório também constatou que, globalmente, 65% dos clientes de seguros costumam aderir a iniciativas relacionadas à bem-estar como serviço, enquanto no Brasil este índice é de 78%. “Os dois anos de pandemia influenciaram muito no comportamento de consumo de muitas pessoas, principalmente em relação à saúde. Além da preocupação em se cuidar, as transformações que o mercado de saúde passou nesses últimos anos colaboraram para essa nova forma de acesso à saúde. Um ótimo exemplo é o serviço de telemedicina, que foi regulamentado aqui no Brasil durante a pandemia.”, diz Cogliatti.

Ainda segundo o estudo, no Brasil apenas 11% das seguradoras têm tecnologias como inteligência artificial e machine learning para analisar dados e oferecer produtos voltados ao bem-estar como serviço. De acordo com Cogliatti, a velocidade das inovações tecnológicas, tanto no mercado de saúde quanto em outros segmentos em todo o Brasil, se deve principalmente a fatores como a disponibilidade de profissionais e capacidade de investimento de cada empresa. “Mudar esse cenário implica em o Brasil colocar em prática sua estratégia de desenvolvimento, investindo em iniciativas de fomento ao mercado de tecnologia e buscando proximidade com países referência no assunto. Hoje, temos dificuldades em atrair, desenvolver e reter talentos, e por isso o Brasil ainda é um mercado pouco atrativo para esses profissionais, principalmente estrangeiros”.

Para o executivo, ao investir em tecnologia e soluções para o bem-estar dos clientes, as seguradoras podem alcançar uma maior retenção do segurado e conquistar novos consumidores. “Quando falamos em tecnologia, por exemplo, estamos falando de um cliente que, durante sua jornada de uso de um determinado produto ou serviço, experimenta a agilidade, personalização e contextualização, que são elementos que agregam valor e uma melhor experiência de uso. Da mesma forma, quando falamos de soluções para o bem-estar, outro exemplo é um cliente que durante sua jornada com a empresa percebe o cuidado genuíno, através da oferta de programas que ajudam a cuidar da saúde de forma personalizada”.

O relatório conclui que essa jornada vai exigir que as seguradoras repensem suas ofertas, onde devem investir e como devem monetizar suas propostas. Cogliatti reforça que é extremamente importante as empresas realizarem pesquisas e se planejarem para atender a essa nova demanda, pois para criar ofertas mais atrativas é necessário saber qual o real valor gerado para o cliente. “Sem conhecer a fundo quem é o seu cliente (mapeamento de personas) e seus desejos e necessidades (jornada do cliente), certamente você irá criar produtos e serviços que não vão atendê-lo. E esse processo de mapeamento e descoberta precisa ser contínuo, para que seu produto e serviço possam ser atualizados à medida que as necessidades dos seus clientes mudem”.

Nicole Fraga
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock