Ultima atualização 10 de outubro

Relatório da Aconseg-MG apresenta desempenho das assessorias na região

Estudo foi elaborado pelo economista Francisco Galiza, com base na produção de 20 assessorias mineiras em 2021

A Aconseg-MG (Associação das Agências, Assessorias e Consultorias de Seguros do Estado de Minas Gerais) promoveu um evento online, no dia 6 de outubro, para apresentar o 1º Relatório Anual do Mercado de Assessorias.

O estudo foi elaborado pelo economista Francisco Galiza, com base na produção de 20 assessorias mineiras em 2021. O presidente da Aconseg-MG, Robson Augusto Carneiro, disse que o levantamento expôs dados “relevantes” da participação das assessorias no contexto do mercado segurador mineiro. “Realizamos uma análise econômica e estratégica do nosso mercado com o objetivo de orientar e contribuir para o crescimento dos principais agentes do segmento, corretores, assessorias e seguradoras”, afirmou.

Galiza iniciou a apresentação mostrando os números do setor de seguros em Minas Gerais, que movimenta R$ 12 bilhões por ano em prêmios, incluindo a área de saúde. Segundo o levantamento, as carteiras mais rentáveis são as de seguros de pessoas, com participação de quase 35% do market share, e a de automóveis, com 25%. O mercado mineiro cresce a taxas que variam de 10 a 15% ao ano, sendo que a arrecadação do Estado gira em torno de 6 a 7% do total de prêmios do País.

O estudo também revela que cada assessoria de Minas Gerais atende cerca de 280 corretores. “Em média, a carteira de automóvel lidera a produção das assessorias, mas em Minas, diferentemente de outros estados onde já realizei essa análise, há um equilíbrio maior entre os ramos. O destaque é o crescimento do segmento de benefícios”, ressalta o economista.

O estudo estima que o segmento de assessorias em Minas chega a faturar mais de R$ 400 milhões por ano em prêmios. O valor corresponde a quase 4% do mercado mineiro de seguros.Galiza aponta que uma caraterística marcante do mercado mineiro é a quantidade de seguradoras que atuam com as assessorias. No total, são 27 companhias distintas. “Há uma confiança no trabalho dessas empresas que crescem acima da média do mercado, o que demonstra um cenário positivo e otimista”, assinala.

O presidente da Aconseg-MG atribui o fato à “experiência, seriedade e eficiência das assessorias”. Carneiro acrescenta que as empresas associadas estão cada vez mais preocupadas em entregar valor aos corretores, sempre apoiando os profissionais para que aumentem sua produção. “Somos um importante canal de distribuição das seguradoras. Atuamos na diversificação das carteiras das companhias e na oferta de um mix de produtos variados aos corretores”, assegura.

A live de apresentação do 1º Relatório Anual do Mercado de Assessorias contou com a presença de executivos de assessorias e seguradoras, além de lideranças do setor como o presidente da Aconseg-SP, Helio Opirari Junior; o presidente da recém-criada Aconseg Norte e Nordeste (NNE), Djalma Ferraz, e o representante da Aconseg-RS, Giovani Bernardes. Também prestigiou o evento o presidente do Clube de Seguros de Pessoas de Minas Gerais (CSP-MG), João Paulo Moreira de Mello.

A gravação do evento está disponível no link.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO