Ultima atualização 04 de outubro

Mercado vê sinais mais claros de desinflação gradual

Boletim da CNseg analisa que há sinais mais claros de uma desinflação gradual registrada pelo IPCA-15 de setembro

O novo Boletim de Acompanhamento das Expectativas Econômicas (AEE) da CNseg examina os principais dados da Pesquisa Focus do Banco Central divulgada nesta segunda-feira. Lembrando que essa pesquisa Focus ainda não reflete os resultados do primeiro turno das eleições, já que sua coleta de dados ocorreu até sexta-feira, o Boletim da CNseg assinala que, ainda assim, há sinais mais claros de uma desinflação gradual registrada pelo IPCA-15 de setembro, a partir da desaceleração da inflação na área de serviços, da queda dos combustíveis, da alimentação no domicílio e da comunicação.

Tanto que, no mês, a queda de 0,37% desse indicador foi mais baixa do que o mercado esperava, relata a publicação da CNseg. “Com isso, em 12 meses, o IPCA-15 desacelerou de 9,6% em agosto para 8,0% em setembro. O IGP-M, por sua vez, voltou a registrar deflação em setembro, de 0,95%. Com esse resultado, o índice passou a acumular alta de 6,61% no ano e de 8,25% em 12 meses. Nesse contexto, a expectativa mediana para o IPCA, índice de inflação oficial do País, passou de 5,88% para 5,74% em 2022”, escreve o economista Pedro Simões, do Comitê de Estudos de Mercado da Confederação, acrescentando que, para o próximo ano, a projeção permanece em 5%.

O boletim da CNseg também avalia o comportamento do emprego e de outros indicadores econômicos. Segundo dados do Caged, houve a criação de 279 mil empregos formais em agosto; o Índice de Confiança Empresarial (ICE) do FGV subiu 0,8 ponto em setembro, para 101,5 pontos; e a PNAD ratifica o ritmo de recuperação do nível de ocupação, levando a taxa de desocupação a cair para 8,9% no trimestre encerrado em agosto.

“Com resultados ainda relativamente positivos na margem, as projeções para o crescimento da economia este ano continuaram a ser elevadas, subindo de 2,67% para 2,70%. Para 2023, a projeção mediana aumentou de 0,50% para 0,53% em 2023. As projeções para a taxa Selic permaneceram em 13,75% e 11,25% para o final de 2022 e 2023, respectivamente”, destaca o economista.

O Boletim da CNseg chama ainda a atenção para a divulgação de indicadores econômicos no decorrer da semana, como a produção industrial de agosto, (05/10), e para a PMC, com dados do comércio varejista de agosto, na quinta-feira (07/10). Tais indicadores influenciam as projeções analisadas na pesquisa Focus.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO