Ultima atualização 03 de agosto

Interrupção de voos e extravio de bagagens: Veja como o seguro viagem pode ajudar

Com o aumento dos atrasos de voos e extravios de malas por toda a Europa e Estados Unidos, passageiros necessitam do apoio do seguro viagem para auxiliá-los nessas situações

EXCLUSIVO – Nas últimas semanas, passageiros enfrentaram muitas dificuldades devido aos atrasos e cancelamentos de voos por toda Europa. A escassez de funcionários nas companhias aéreas e aeroportos, que ainda não retomaram as suas operações ao nível pré-pandemia, tem ocasionado extravios de bagagens, filas gigantescas para embarcar e outros problemas aos turistas. Além da Europa, viajantes dos Estados Unidos também foram afetados pelas falhas das empresas.

Para evitar maiores dores de cabeça, o seguro viagem pode ser um aliado dos turistas caso situações como essas aconteçam. No seguro da Affinity, por exemplo, o benefício relacionado ao atraso de voo consiste no reembolso de despesas com hospedagem e alimentação decorrentes de atraso superior a 12 horas no embarque, caso estas despesas não tenham sido pagas pela companhia aérea, limitadas ao valor do plano escolhido pelo passageiro.

“Mesmo antes da pandemia de Covid-19, o seguro viagem já era bastante procurado pelos viajantes nacionais e internacionais. Porém, nota-se que agora este produto se tornou indispensável, tendo o consumidor a consciência de que adquirir uma apólice não é um gasto infundado, mas sim a melhor maneira de se proteger dos imprevistos que podem ocorrer em uma viagem”, afirma Alexandre Lança, diretor de Marketing e Eventos da empresa. Segundo o executivo, apesar do maior aumento de sinistros, a carteira da companhia não sofreu um forte impacto.

O aeroporto de Bruxelas, na Bélgica, tem sido o pior da Europa, com 73% dos voos atrasados de acordo com dados compilados pela empresa Hopper. Heathrow, Charles de Gaulle e Frankfurt estão entre os 10 piores, com mais da metade dos voos afetados. Como as férias de verão na Europa e nos Estados Unidos ainda estão no início, o setor da aviação se prepara para um aumento da pressão.

Caso a bagagem seja extraviada, a primeira coisa que o passageiro deve fazer é abrir o processo de extravio, conhecido como PIR, no balcão da empresa aérea e comunicar a seguradora sobre o ocorrido. A partir de oito horas de atraso de voo, o segurado já tem direito a uma primeira indenização por reembolso, que cobre as necessidades emergenciais. Se a bagagem extraviar em definitivo, o cliente recebe a indenização de extravio até o limite da cobertura contratada.

“Estamos tendo um novo pico na área de bagagens por conta dos problemas de atrasos e extravios na Europa. Antes, fazíamos uma gestão de aproximadamente 30 casos de atrasos por dia e hoje estamos em mais de 100. Entretanto, consideramos que esse é um pico passageiro e logo os processos voltarão à normalidade”, diz Alexandre Camargo, Country Manager da Assist Card Brasil. O executivo ressalta ainda que esses problemas com atrasos de voos e extravios não deve impactar a longo prazo a precificação do seguro viagem.

De acordo com Léo Rosenbaum, sócio titular e CEO do Rosenbaum Advogados e especialista em Planos de Saúde, Companhias Aéreas e Golpes, caso haja uma negativa de cobertura por parte da seguradora, é possível que o cliente busque seus direitos. “A primeira coisa que deve fazer é entender qual o motivo que gerou esta negativa, e isto deve ser providenciado por escrito pela empresa. Este tipo de análise compete a um advogado especialista em direito securitário. Se o passageiro desejar acionar a justiça, ele deverá reunir seus documentos com todo o acontecido e pedir para seu advogado pleitear na justiça a indenização securitária”.

Nicole Fraga
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock