Ultima atualização 09 de agosto

FGV Direito Rio organiza Comitê de Regulação de Seguros e Previdência

Iniciativa da instituição visa fomentar melhorias regulatórias necessárias ao desenvolvimento de setores estratégicos

A Escola de Direito do Rio de Janeiro da FGV (Fundação Getulio Vargas) lançou o seu Comitê de Regulação de Seguros e Previdência. Idealizada dentro do projeto “Regulação em Números”, a iniciativa visa fomentar melhorias regulatórias necessárias ao desenvolvimento de setores estratégicos. Por se tratar de um ambiente neutro, que funciona sob regras de governança, a instituição viabilizará a produção e difusão de conhecimento qualificado sobre os setores securitário e previdenciário, buscando contribuir com a contínua melhora do ambiente regulado.

Com a colaboração de acadêmicos, autoridades e players do setor, órgão será um Hub nacional de estudo, debate e proposição de temas relacionados à regulação dos setores de seguros e previdência. Formado por especialistas dos setores público e privado, com formação em diferentes áreas do conhecimento, o Comitê de Regulação de Seguros e Previdência terá uma agenda de reuniões de trabalho, que serão realizadas a cada semestre, de forma presencial, na sede da Fundação, no Rio de Janeiro. Uma nova reunião ocorre nesta terça, dia 9 de agosto.

O órgão inicia sua atuação com uma agenda de objetivos, tais como: analisar e debater a regulação dos setores de seguros e previdência e propor melhorias; produzir artigos, individuais e coletivos, cadernos técnicos, boletins, podcasts, webinários e seminários; analisar, discutir e propor políticas públicas que envolvam regulação de seguros e previdência; e gerar temas relevantes para a produção de dissertações de mestrado e teses de doutorado no âmbito do Programa de Pós-graduação em Direito da Regulação da FGV Direito Rio.

Coordenado pelo advogado Marcelo Mansur, o Comitê reúne os mais variados stakeholders dos setores em um ambiente neutro, voltado para a discussão qualificada da regulação setorial, tendo como foco o fomento de melhorias regulatórias necessárias ao desenvolvimento desses setores, tão importantes para o desenvolvimento econômico do país e para a sociedade brasileira.

“O Comitê será um foro plural, diverso e neutro de debate da regulação, composto por mais ou menos 30 pessoas atuantes nesses mercados, tendo Cassio Gama Amaral como vice-coordenador. O órgão pretende ser um dos poucos think tanks que têm por mérito unir os vários stakeholders com a academia, na busca de modelos e soluções regulatórios que fomentem a evolução, competitividade e inovação desses mercados, sem perder de vista o caráter de fiscalização prudencial dentro de um contexto de eficiência regulatória”, pontua Mansur.

Criado em 2017, o projeto “Regulação em Números” da FGV Direito Rio visa desenvolver pesquisas sobre a atividade regulatória do país. Encontram-se em atividades, além do Comitê de Regulação de Seguros e Previdência, os comitês de Regulação de Portos, de Regulação de Infraestrutura Aeroportuária e de Regulação Ferroviária.

Nesse sentido, a instituição assinala que um dos principais aspectos do projeto “Regulação em Números” é o engajamento de seus alunos da graduação, mestrado e doutorado nas atividades desenvolvidas pelos diferentes comitês.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO