Ultima atualização 15 de agosto

Arquitetura de dados da Icatu é reconhecida pela Microsoft

Companhia investiu na modernização da arquitetura de dados para a nuvem visando melhorar processos internos e a jornada dos clientes

Com o intuito de aprimorar cada vez mais o atendimento ao cliente, a Icatu está otimizando o uso de dados com o apoio de soluções da Microsoft, que reconheceu a arquitetura da companhia como um case de sucesso. A empresa já contava com uma estrutura de Business Intelligence, porém, em 2020, principalmente devido ao aumento no volume de informações e a necessidade de armazená-las em um único local, a empresa criou o Data Lake, repositório centralizado utilizado na modernização da arquitetura de dados para a nuvem, e adotou o Microsoft Azure para endereçar seus desafios.

“A nossa linha de negócios é especialmente focada em pessoas e, por isso, investimos constantemente no aprimoramento das nossas ferramentas. O Azure Databricks e Azure Synapse Analytics, além de outros componentes do Azure, nos garantiram a rápida geração e envio de informações para os engenheiros e cientistas de dados, para que pudessem trabalhar de forma autônoma e segura, garantindo o equilíbrio entre velocidade, segurança e privacidade de dados. Tudo isso para podermos oferecer ao consumidor um produto mais adequado à sua realidade, com eficiência operacional na sua jornada de consumo”, afirma Luciano Antoniolo, superintendente de Transformação Digital da seguradora.

A criação do Data Lake, que concentra e faz o cruzamento de informações de diversas fontes diferentes, proporcionando realizar diferentes tipos de análise, teve como propósito inicial entregar “autosserviço” para as áreas de negócio (Self-service BI). “Com isso, conseguimos proporcionar mais autonomia para os usuários na construção das visões e relatórios, além de extrair, armazenar e analisar os dados mais facilmente, de forma a auxiliar na tomada das melhores decisões. O que chamamos de Big Data Analytics”, explica o executivo.

O projeto possibilitou o processamento de um volume de dados maior em menor tempo, permitindo processamento de Big Data, além de análises automatizadas e disponibilizadas em nuvem, com compatibilidade em qualquer formato de dados, e flexibilidade para se conectar com qualquer ferramenta de mercado (CRM, Data Quality etc.), concentrando os dados, que são atualizados diariamente e disponibilizados para fácil consumo, em uma única fonte, além de contar com processos automatizados com menor chance de erros. “A arquitetura nos trouxe um ganho de agilidade e de informações para tomadas de decisão e eventuais correções de estratégias de negócio, reduzindo toda a jornada de up sell que demorava mais de um mês para poucos dias”, relata Natalia Maciel, Gerente de Inteligência de dados de Marketing e Canais da Icatu.

Todo esse novo ambiente de nuvem é monitorado permanentemente com práticas e ferramentas de desenvolvimento seguro (DevSecOps) e alguns setores da empresa, como o marketing, já se beneficiam dessas entregas, utilizando as informações coletadas, a partir de perfis comuns, para oferecer novos produtos ou customizar os existentes. Já para os colaboradores, além dos indicadores de produtividade e ganhos operacionais, como a redução significativa do tempo médio de acesso aos dados, ganha-se mais tempo dedicado à criação de novos produtos. “Quanto mais dados e insights gerados pela nova plataforma, mais conhecimento teremos do perfil do cliente, o que nos permitirá oferecer soluções que atendam às diferentes realidades, cumprindo o nosso propósito de democratizar o acesso à proteção e planejamento financeiro das famílias brasileiras”, afirma Natalia.

Com esse primeiro passo e o apoio das soluções da Microsoft, o executivo acredita que a Icatu está preparada para evoluir em sua estratégia de Transformação Digital e deve adotar, futuramente, Inteligência Artificial e Machine Learning na construção de processos, serviços e produtos para os clientes.

“O perfil do consumidor vem mudando muito ao longo dos anos e se manter atualizado é essencial para a relevância dos negócios. O poder dos dados é o combustível para que as empresas se conectem com seu público e o mecanismo para colocar isso em prática é adotar a nuvem e soluções de análise”, diz Rafael D’Ávila, diretor para a indústria de Serviços Financeiros na Microsoft Brasil.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO