Ultima atualização 09 de agosto

A responsabilidade civil médica e a importância do seguro

O seguro de Responsabilidade Civil Profissional garante a cobertura da perda financeira em decorrência de uma ação judicial ou extrajudicial

A responsabilidade civil médica tem sido tema de discussão frequente, reforçando a importância da contratação de um seguro apropriado.

O Seguro de Responsabilidade Civil profissional garante a cobertura da perda financeira em decorrência de uma ação judicial ou extrajudicial, sem afetar o patrimônio do profissional. Prevê o pagamento de honorários advocatícios, custas judiciais, perícias técnicas, defesa do segurado na esfera administrativa e pagamento de eventual condenação, no limite da cobertura contratada.

Bruna Carolina Bianchi de Miranda

Ao ser acionado por meio de uma ação judicial, o segurado tem o dever de comunicar a seguradora, e é defeso o segurado reconhecer sua responsabilidade ou confessar a ação, bem como transigir com o terceiro prejudicado, ou indenizá-lo diretamente, sem anuência expressa da seguradora, conforme o artigo 788 do Código Civil.

Recentemente, o Tribunal de Justiça do Paraná julgou um caso de erro de diagnóstico, na qual a parte autora requereu a quantia de R$ 10.000,00, a título de danos morais. O Tribunal manteve a sentença de improcedência, visto que restou ausente a culpabilidade na conduta médica. Embora o caso não tenha sido julgado procedente, culminando no pagamento dos pedidos iniciais, o processo gerou gastos financeiros, como perícia médica, custas processuais e honorários advocatícios (TJPR – 8ª C.Cível – 0013324-67.2018.8.16.0014 – Londrina – Rel.: Desembargador Clayton de Albuquerque Maranhão – J. 27.06.2022).

Quanto à responsabilidade civil médica, relata o ministro Villas Bôas Cueva, do Superior Tribunal de Justiça, a jurisprudência considera que é subjetiva e fica configurada se demonstrada a culpa, nos termos do Código de Defesa do Consumidor, pois sua atividade é obrigação de meio: o profissional de saúde não tem condições de assegurar o melhor resultado, isto é, a cura.

Logo, para restar comprovada eventual responsabilidade na conduta do profissional, é necessário demonstrar o nexo de casualidade entre o ato lesivo e o dano ao lesado, e, assim, configurar imprudência, negligência ou imperícia.

Explica o ministro Villas Bôas Cueva: “O nexo de causalidade, como pressuposto da responsabilidade civil, é mais bem aferido, no plano jurídico-normativo, segundo a teoria da causalidade adequada, em que a ocorrência de determinado fato torna provável a ocorrência do resultado”.

Além disso, Villas Bôas Cueva diz que deve ser considerada a obrigação jurídica do profissional de evitar o dano. “Nos casos de condutas omissivas, a causalidade deve ser aferida normativamente, a partir do dever jurídico do agente de evitar o resultado danoso (ou produzir resultado diverso), seja ele de natureza legal, contratual ou porque o próprio agente tenha criado ou agravado o risco da ocorrência do resultado”.

Portanto, a responsabilidade médica civil é configurada através da culpa, sendo ela subjetiva, assim dispõe o Código de Defesa do Consumidor e é o entendimento jurisprudencial.

Importante destacar que a conduta do profissional e do paciente está atrelada a uma obrigação de meio, sendo necessário uma relação de confiança e o emprego de todos os métodos apropriados para o tratamento necessário.

Diante do crescimento das demandas judiciais envolvendo responsabilidade civil médica, é imprescindível disseminar maiores informações sobre o tema, bem como a importância da contratação do seguro de responsabilidade civil profissional, a fim de proteger a reputação e o patrimônio do médico.

* Por Bruna Carolina Bianchi de Miranda, advogada no escritório Rücker Curi Advocacia e Consultoria

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO