Ultima atualização 21 de julho

Seguro de vida garante proteção para colaboradores e empregadores

Entre as coberturas básicas da apólice, está a indenização em caso de morte do segurado por causa natural ou acidental

Segundo uma pesquisa realizada pela consultoria MercerMarsh Benefícios, que ouviu mais de 730 empresas do país, 92% das companhias entrevistadas ofereciam, em 2021, um seguro de vida aos seus colaboradores. O benefício só ficou atrás dos planos de saúde, oferecido por 98% das empresas. De acordo com o estudo, o produto ganhou maior relevância com o aumento dos sinistros individuais e coletivos diante da pandemia.

No entanto, muitos profissionais têm o seguro de vida coletivo ofertados pelas companhias onde trabalham, mas não sabem disso. Ou até mesmo não informam para as famílias sobre as proteções disponíveis. “Em casos de sinistros, é importante que a família procure a empresa para verificar se o funcionário está segurado e quais são as coberturas”, explica Junio Silva, representante do Sindseg N/NE (Sindicato das Seguradoras Norte e Nordeste).

De acordo com o executivo, oferecer um seguro de vida em grupo significa demonstrar preocupação com o bem-estar os colaboradores. “Além de ser um diferencial para a área de Recursos Humanos, o seguro representa, principalmente, uma proteção para o empregador”, completa. Qualquer empresa pode oferecer a proteção para seu quadro de funcionários, mas é importante saber que determinadas categorias profissionais exigem o benefício, como parte de Acordos Coletivos de Trabalho.

“Geralmente as empresas que possuem convenção coletiva com obrigatoriedade da contração do seguro são: construção civil; postos de combustíveis; condomínios; setor hoteleiro; padarias; comércio varejista de alimentos; restaurantes e bares; setor educacional; despachantes; motoboys; indústrias de louça, porcelana de barro e cerâmica; indústrias de panificação e confeitaria; indústrias têxteis; entre outras”, explica Silva.

Os itens incluídos na apólice do seguro de vida em grupo podem variar conforme o contrato assinado entre o estipulante e a seguradora. Entre as coberturas básicas, está a indenização em caso de morte do segurado por causa natural ou acidental, durante a vigência do seguro.

“Entre as coberturas adicionais, pode-se incluir proteção em caso de invalidez permanente ou parcial por acidente e invalidez por doença. É possível também incluir cônjuge e filhos menores de 21 anos na cobertura, auxílio alimentação complementar, auxílio funeral complementar, seguro de assistência funeral, doença congênita de filhos, despesas médico-hospitalares e odontológicas, diária por incapacidade temporária acidental, entre outras”, completa Silva.

O representante reforça que as questões contratuais e definição das coberturas devem ser tratadas diretamente com um corretor de confiança. “Além de indicar o seguro que melhor atenderá a organização, ele poderá adaptá-lo às suas necessidades e de seus funcionários”, finaliza.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO