Ultima atualização 15 de julho

Para conquistar clientes, mercado de seguros deve ir além das proteções tradicionais

Executivos comentam sobre os principais motivos das pessoas não contratarem um seguro e como o setor pode inovar para atrair os consumidores

EXCLUSIVO – Para entender os principais motivos que levam os brasileiros a não contratarem seguros, a Youse encomendou uma pesquisa para a Opinion Box, que ouviu 412 pessoas que não têm seguro contratado em todas as regiões do Brasil. Os preços ou a falta de condição financeira estão entre os principais fatores citados entre os segurados.

“Nosso principal objetivo ao encomendar a pesquisa é entender as necessidades do consumidor e democratizar o seguro. Queremos também mudar a visão de quem se sente tranquilo mesmo não tendo nenhum tipo de seguro, pois é dever do mercado mostrar os benefícios e a importância de investir neste serviço, que garante estabilidade e é um investimento para as famílias”, diz Uribe Teófilo, gerente de Produto e Design na insurtech.

Nilton Dias

Corte de gastos, pandemia e desemprego foram os principais motivos para os entrevistados da pesquisa não contarem com um seguro. Nilton Dias, diretor Comercial da Seguralta, afirma que o seguro é a garantia de uma proteção capaz de cobrir as despesas necessárias e imediatas decorrentes de imprevistos. “Muitas pessoas olham para o seguro como uma despesa extra, mas, na realidade, o preço da proteção é um investimento bem menor do que os gastos para reparar os estragos de um problema que poderia ser prevenido. Assim, no caso de uma ausência repentina ou da perda de bens, o cliente e a sua família estarão imediatamente protegidos pela apólice”.

De acordo com a pesquisa, no caso do Seguro Automóvel, especificamente, quase metade (49%) dos não segurados citou o corte de gastos como principal motivo para não ter o serviço no momento. 19% falaram sobre a pandemia, 16% sobre utilizar pouco o carro, 12% estão em fase de pesquisas e outros 10% falaram que o desemprego é o motivo. “As estratégias adotadas pelas seguradoras para manter clientes ativos foram facilitar as formas de pagamento, aumentando o número de parcelas sem juros (tanto em cartão de credito e debito em conta). No caso das corretoras, a opção escolhida é reduzir algumas assistências como guinchos e reparos de vidros, uma vez que os veículos no período estão sem utilização”, diz Dias. Ele ressalta que ao fazer isso, as empresas reduzem o preço do seguro e o cliente mantém a cobertura.

Rodrigo Borges

Entre os principais motivos para ter um seguro, os entrevistados citaram ter confiança na empresa (33%) e resolver tudo sozinho pelo celular (28%). Para Rodrigo Borges, superintendente Comercial e de Produtos Vida, Previdência e Ramos Elementares da Seguros Unimed, essa é uma tendência acelerada pela pandemia, e o setor segurador deve investir em ações que proporcionem uma melhor experiência ao cliente. “Aqui na seguradora a inovação e o foco no cliente norteiam todas as nossas ações. O projeto Omnichannel, cujo objetivo é entregar uma experiência única na interação do consumidor com nossos serviços, com uma visão harmoniosa e unificada em todos os meios pelos quais ele interage com a companhia, é uma das nossas prioridades nos próximos anos”.

A pesquisa da Youse ainda apontou que mais da metade das pessoas entrevistadas que não contam com seguros pretendem contratar um no futuro (57%), com maior preferência por serviços de Auto (32%), Vida (26%) e Residencial (19%). Borges acredita que as pessoas estão desejando mais esses produtos por servirem de proteção ao patrimônio e a família. “Quando se contrata um produto Vida, por exemplo, não significa que os únicos beneficiados por ele serão os dependentes do titular. Esses seguros oferecem uma série de facilidades para a rotina do segurado, como assistência técnica 24 horas, benefícios para pets, clube de descontos e auxílio para o descarte correto de objetos”.

Uribe Teófilo

A maior parte dos entrevistados para o estudo (53%) fazem parte das classes D e E, com renda igual ou abaixo de R$ 3.636,00. Teófilo diz que para proteger essa parcela da população brasileira, é preciso que o mercado de seguros inove e pense além das proteções tradicionais, elaborando produtos com menor custo de aquisição e manutenção para o consumidor. “É necessário que sejamos capazes de informar para a sociedade o grau de prosperidade que o seguro pode oferecer para as pessoas. Se conseguimos introduzir esse tipo de cultura no Brasil, poderemos sonhar com um setor mais acessível para todos”.

Nicole Fraga
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock