Ultima atualização 08 de julho

Inteligência Artificial fomenta inovação e otimiza processos no setor de seguros

Executivos comentam sobre como as seguradoras estão utilizando essa ferramenta para agregar valor ao negócio

EXCLUSIVO – Atualmente, apesar da Inteligência Artificial estar presente em diversos processos dentro das empresas, inclusive no mercado de seguros, ainda há dúvidas sobre os benefícios dessa ferramenta. Muitos executivos se preocupam com o impacto dessa tecnologia na força de trabalho, mas segundo o estudo ”Ignoring AI Is Risky Business for Insurance CEO’s”, do Boston Consulting Group, as seguradoras precisam mudar como captam e manuseiam dados, e devem fazer isso com a ajuda da IA.

tokio
Sergio Miotto

De acordo com Sergio Miotto, diretor de Tecnologia da Tokio Marine, por meio da Inteligência Artificial é possível desburocratizar serviços, simplificar produtos, criar novas ferramentas e utilizá-la na prevenção a fraudes. Além disso, essa tecnologia pode fomentar a inovação enquanto ferramenta de otimização de processos e ganho de eficiência. ”A Inteligência Artificial já é uma realidade na companhia e a utilizamos em diversas frentes, seja na otimização de atividades mais mecânicas, que permitem a liberação das nossas equipes para atuarem em áreas mais estratégicas, ou na busca de novas oportunidades de negócios para nossos corretores e parceiros, além de ser uma grande aliada na diminuição de custo”.

A seguradora elaborou uma estrutura no time de inovação voltada para IA, que conta com cinco cientistas de dados focados em desenvolver projetos de Inteligência Artificial e na disseminação desse tema na empresa. A Tokio Marine também utiliza um algoritmo em casos de processos judiciais que envolvem a companhia, o que ajuda a identificar as probabilidades de o processo judicial resultar em ganho ou perda de causa e auxilia no parecer dos advogados. ‘Dessa maneira, é possível nos anteciparmos e, se necessário, propor acordos, por exemplo. Este algoritmo começou a ser desenvolvido entre 2019 e 2020 e foi evoluindo com auxílio de algumas áreas da organização. Atualmente, está em processo de validação e em breve entrará em produção”, afirma Miotto.

Igohr Schultz

Na SulAmérica, a Inteligência Artificial é uma tendência extremamente necessária para a entrega de valor ao negócio, ajudando a acelerar e facilitar a entrega, principalmente, de melhores experiências para os segurados, seja por meio de produtos e serviços ou maior eficiência de processos. ”Quando falamos de captação e manuseio de dados, temos investido e avançado nesse sentido como setor e como companhia. É um processo evolutivo, e sabemos que há uma jornada a ser trilhada. O investimento em IA traz não só melhorias nos processos, como maior segurança em análises de negócio, mas permite uma maior inteligência e personalização no atendimento às necessidades do cliente”, diz Igohr Schultz, vice-presidente de Tecnologia e Inovação da seguradora.

Segundo o estudo do Boston Consulting Group, as seguradoras têm interações pouco frequentes com seus clientes e, portanto, têm dados limitados para basear suas decisões de subscrição, preços e sinistros. Miotto acredita que esse é um grande desafio que todo o mercado enfrenta, mas discorda que os dados para tomada de decisão dentro dos processos são limitados. ”Acho que há oportunidade de melhorar a captação e o tratamento dos dados. Quanto mais tivermos consciência das demandas de nossos consumidores, poderemos oferecer as melhores soluções através do uso assertivo da tecnologia, respeitando sempre a confidencialidade e a finalidade de cada dado pessoal”.

A pesquisa ainda constatou que a transformação gerada pela IA requer um investimento de dezenas ou centenas de milhões de dólares ao longo de vários anos para obter sucesso, e que essas transformações são mais bem-sucedidas quando lideradas por CEO’s. Schultz ressalta que soluções como Inteligência Artificial e qualquer outra questão ligada à inovação precisam estar na pauta das lideranças das empresas. “É importante ter uma estratégia clara, objetivos e metas que suportem esta estratégia, com a anuência da alta gestão, sem a qual a evolução do tema no mercado e no setor torna-se difícil. Temos na SulAmérica uma agenda executiva para os temas de inovação, o que nos permite ser cada vez mais ágeis na implementação”.

De acordo com o estudo, as posições de gerenciamento de apólices encolherão em 70% e as de gestão de sinistros em 40%. Contudo, ao mesmo tempo, os departamentos de tecnologia crescerão 50%. Para o vice-presidente de Tecnologia e Inovação da SulAmérica, a tecnologia pode e deve permitir uma migração de posições de trabalhos manuais para posições mais estratégicas dentro das empresas. ”O desafio será capacitar as pessoas para essas novas posições. É um caminho sem volta: as organizações que não são de tecnologia, caminham para ser, em um futuro não muito longe. Aqui estamos falando tanto nos processos internos quanto no próprio negócio”.

Fazendo uma análise geral, a pesquisa constatou que o mercado de seguros continua muito atrasado nos gastos com Inteligência Artificial quando comparado com outros setores. Miotto destaca a importância do segmento despertar para esta realidade. ”A IA ainda é um tema relativamente recente e ainda estamos conhecendo todas as suas possibilidades. Contudo, já temos consciência da transformação digital que o mercado está passando e estamos preparados para esse novo momento. Nossa operação já vem se destacando no desenvolvimento de canais digitais, uso de Inteligência Artificial em sinistros e em outras tecnologias”.

Nicole Fraga
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock