Ultima atualização 13 de julho

Escritório Reis Advogados lança série de vídeos sobre direito securitário

Objetivo do escritório é contemplar pessoas com diferentes graus de conhecimento sobre o mercado de seguros

Os conhecimentos acumulados pelos advogados são um grande diferencial para cada escritório de advocacia e são utilizados pelos profissionais do Direito em defesa de seus clientes nas mais diversas áreas de atuação. Contudo, alguns escritórios também têm aproveitado essas expertises em produtos diferenciados e com abrangência geral, não só voltado para advocacia, mas também para públicos diversos.

Exemplo disso é o Reis Masterclass, série em vídeo sobre temas do Direito realizada pelo Reis Advogados (SP), que estreou ano passado tratando de recuperação judicial a da nova Lei de Recuperação Judicial. Recentemente, o escritório lançou a segunda edição do projeto, desta vez com foco em Direito Securitário. Os episódios de ambas edições já estão disponíveis no canal do Reis Advogados no YouTube.

A escolha pelo tema desta segunda edição veio do entendimento de que o mercado de seguros, apesar de importante para a economia global, ainda é pouco explorado pelas faculdades de Direito. A série de vídeos foi elaborada para contemplar pessoas com diferentes graus de conhecimento sobre o universo securitário.

Os episódios do Reis Masterclass Direito Securitário foram conduzidas pela advogada Kátia Wilchinsci, pós-graduada em Direito Empresarial e especialista em Inteligência de Mercado do escritório, e contam com a participação especial de Wagner Cardoso, pós-graduado em Direito do Consumidor; e de Liliana Caldeira, advogada com mais de 30 anos de experiência em seguros no mercado corporativo e acadêmico.

As aulas abordam “desde a origem dos seguros, conceitos básicos, a estrutura dos órgãos reguladores” até “temas atuais e polêmicos, como a pandemia e o Open Insurance”, diz Kátia.

O projeto Reis Masterclass estreou em 2021 com uma série sobre recuperação judicial, apresentada na ocasião pela advogada Renata Fuentes, por conta da nova Lei de Recuperação Judicial de Empresas e Falências.

Conteúdo dos episódios

O primeiro episódio, ”Evolução histórica do Seguro no Mundo e no Brasil”, trata sobre o conceito de seguro, sua evolução no Brasil e no mundo e o impacto da pandemia de Covid-19 nos contratos. O episódio trata de temas como: mutualidade e boa-fé, princípios do seguro desde a antiguidade; o início do mercado segurador no Brasil; e a abertura do mercado de seguro no país com a quebra do monopólio do IRB.

O segundo, intitulado ”Pandemia – Mudanças e novas posturas”, aborda as mudanças e novas posturas da área do direito securitário pós-pandemia. Trata assuntos como contrato entre partes, apólice, corretor de seguros, beneficiário, proposta e diferença entre perda de direitos e riscos excluídos para compreender a função social do seguro e os tipos de seguros mais afetados pela Covid-19.

No terceiro episódio, ”Estrutura e função dos órgãos reguladores”, é possível compreender a estrutura do mercado segurador, as diferentes coberturas na contratação de um seguro de carro e a forma como funciona a indenização por tabela FIPE.

O último episódio desta edição, ”Impactos da tecnologia no mercado de seguros”, aborda conceitos como a evolução do seguro 3.0, as Insurtechs e o Open Insurance a partir de exemplos concretos e factíveis.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO