Ultima atualização 29 de julho

Avla foca nos negócios de seguro garantia entre empresas privadas

EXCLUSIVO – A Avla Seguradora começou a atuar no mercado brasileiro de seguros em dezembro de 2021, com a proposta de atuar com pequenas e médias empresas, tanto para os seguros de garantia quanto para o seguro de crédito. “Nossos acionistas e investidores estão conosco justamente por conta deste posicionamento. Temos o banco de fomento alemão DEG, Altra Capital e Creation Capital, porque além de ganhar dinheiro temos o propósito de ajudar empresas menores a crescer e ter acesso a financiamento”, informa Felippe Astrachan, CEO da Avla no Brasil.

Neste início de operação no Brasil a seguradora investiu nos produtos de garantia tradicionais e também nas judiciais, inclusive para pequenas e médias empresas. No mundo das PME’s ainda faltam produtos, entretanto, há uma demanda por produtos de garantias judiciais. “As seguradoras colocam limite de tamanho para a colocação destes produtos, como exemplo, as garantias de processos cíveis exigem que as empresas tenham R$ 50 milhões de patrimônio líquido para ter acesso ao produto. Por outro lado, aumentou a quantidade de segurados privados, aqueles que fazem parte de contratos entre empresas”, complementa Astrachan.

Ele aposta em uma verdadeira ‘revolução’ a partir das mudanças promovidas pelas circulares 407 (grandes riscos) e 662 (seguro garantia) da Susep, que permitem a flexibilidade e capacidade de customização dos produtos. “Os produtos eram padronizados, com cláusulas sempre iguais. Estas circulares deram a liberdade de construção do clausulado e de produtos muito maior. Para uma seguradora jovem é uma oportunidade incrível”, comemora Astrachan.

O seguro garantia de performance, por exemplo, possui um processo longo de regulação de sinistro. Este é um dos entraves para a iniciativa privada substituir as cauções bancárias pelos seguros garantia. “Se há um ente privado que precisa de uma solução mais rápida e definitiva, a carta bancária é imediata. Esta é uma oportunidade de dar transparência e objetividade para a construção do produto permitida pela circular da Susep”, avalia o executivo da Avla.

A comercialização dos produtos de seguro garantia e de crédito é feita totalmente por corretores de seguros. “Estes produtos são complexos e a assessoria e apoio do corretor são fundamentais para o sucesso do negócio”, explica Astrochan, acrescentando que há um grande potencial, porque os atos da Susep no seguro são sem precedentes para a criação de produtos customizados e mais adequados aos novos perfis de clientes.

Kelly Lubiato
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock