Ultima atualização 01 de junho

União Europeia vai proibir seguros para barcos que carregam petróleo russo

Proibição faz parte do pacote de sanções ao petróleo russo, acordado em cúpula de líderes da União Europeia

A União Europeia (UE) vai proibir que companhias de seguridade do continente ofereçam seguros a barcos que carregam petróleo russo, segundo autoridades e diplomatas envolvidos com a decisão. A medida faz parte do sexto pacote de sanções do bloco contra a Rússia por conta da invasão da Ucrânia, que também inclui a proibição quase que total do uso de petróleo produzido na Rússia até o fim deste ano.

O petróleo é um dos mercados mais lucrativos da Rússia, que busca redirecionar suas vendas para a Ásia depois da proibição europeia. Sanções sobre seguros prejudicam as exportações para compradores na Ásia e em outros lugares, porque as empresas europeias oferecem seguro para a maior parte do comércio mundial de petróleo, dificultando o esforço de Moscou de se voltar para o Leste e vender combustível para as economias chinesa e indiana.

Nações dependentes do comércio marítimo, como Grécia, Chipre e Malta, levantaram preocupações durante as negociações do embargo sobre a proposta do seguro. A saída para encontrar o consenso foi estabelecer uma proibição gradual de mais de seis meses, disseram pessoas envolvidas com as negociações. Na proposta original, a medida entraria em vigor em um mês.

Comerciantes de petróleo e proprietários de navios dizem que impedir a obtenção de seguros com empresas europeias está entre as armas financeiras mais duras que a UE tem à sua disposição para prejudicar a economia russa. Poucas empresas estão dispostas a transportar petróleo em navios-tanque sem seguro. Esse tipo de proibição já foi usado há 10 anos contra o Irã, para forçar negociações sobre o programa nuclear do país.

* Fonte: Valor

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO