Ultima atualização 03 de junho

Alguns líderes ainda não entendem a importância da Governança Corporativa

Demonstrar boa governança envolve mais do que estabelecer comunicação, exige criar um verdadeiro diálogo e relacionamento com o público

Cada vez mais o tema da Governança vem fazendo parte das discussões a respeito de sua importância e influência nos resultados e sustentabilidade das empresas. Apesar da sua importância incontestável, temos ainda muitos líderes que não conhecem o que tem e outros que não valorizam. A adoção de práticas de governança representa uma maior transparência na gestão de uma organização, expondo a integridade ética, a equidade, a responsabilidade administrativa, o senso de justiça e a exatidão na prestação de contas.

Marco Oliveira

Publicado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), o Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa é uma das ferramentas que podem auxiliar companhias de todos os portes, sejam de capital aberto ou fechado, nesse caminho. Porém, é importante ressaltar que não existe uma “receita pronta”. Eu acredito nas práticas de governança que são adaptadas à cultura de cada empresa, analisando e considerando desafios para a criação de uma estratégia. É preciso gerenciar novos riscos e se preparar para o futuro com um sólido planejamento.

Importante lembrar, também, que nem todos estão satisfeitos com o método de aplicação do conceito nas companhias. De acordo com uma pesquisa realizada pela PwC Brasil, 49% dos CFOs estão descontentes com o grau de formação em governança corporativa dos executivos financeiros, e há 50% de insatisfação geral no que se refere à antecipação e detecção de erros, fraudes e crimes. Também 51% não depositam confiança na eficácia dos conselhos de administração no gerenciamento de riscos.

Ainda assim, acredito que essa ascensão do tema é algo extremamente positivo, mesmo nem todos entendendo do que se trata, é importante abordarmos sobre governança cada vez mais. A popularização do termo tem despertado interesse, curiosidade em compreender sobre, e isso agregará valor para a companhia e para todo o mercado de alguma forma.

Importante entender ainda que não existe um modelo de governança pronto e ideal para qualquer negócio/empresa. A governança ideal deve ser estruturada e ajustada a realidade de cada empresa. Ao mesmo tempo, quem pensa que governança só se aplica em empresas de grande porte está enganado. Devemos pensar na estrutura de qualquer negócio e de qualquer tamanho.

A divulgação transparente é a chave para criar confiança e mudar a maneira como todos enxergam o seu negócio, mas a transparência sozinha não é suficiente. Demonstrar boa governança envolve mais do que estabelecer comunicação, exige criar um verdadeiro diálogo e relacionamento com colaboradores, parceiros, acionistas, investidores e clientes.

* Por Marco Oliveira, especialista em gestão estratégica de negócio e sócio-fundador da O4B

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock