Ultima atualização 23 de junho

A importância do setor segurador diante de tragédias climáticas

Atuando como um segmento que oferece proteção, o mercado de seguros pode minimizar os impactos das perdas financeiras e patrimoniais nesses momentos

Entre os meses de maio e junho, vivenciamos mais uma tragédia provocadas pelas cada vez mais frequentes questões climáticas. Pernambuco registrou a triste marca de 128 mortos nessa ocasião, fato que nos entristece e nos consterna. Temos percebido que esse tipo de situação vem nos assolando em proporções significativas e corriqueiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo são tristes exemplos dessa afirmativa.

Ronaldo Dalcin

O último verão se particularizou por grandes tragédias provocadas por temporais, que ceifaram a vida de diversas pessoas e deixaram um rastro de destruição. Com a chegada oficial do inverno, a tendência é que as chuvas continuem trazendo prejuízos físicos e materiais. Mas o que a indústria de seguros tem a ver com isso? Eu afirmo com muita convicção que podemos contribuir e muito.

Enquanto provedores de proteção ampla, tendo os corretores de seguros como agentes do bem-estar, podemos auxiliar nas lógicas que movem nosso segmento: minimizar os impactos das perdas financeiras, patrimoniais e dos seus lastros de sustentação. Existem seguros que podem traduzir esses princípios em formato de apólices, que são moldadas a partir das necessidades dos clientes e lastreadas por seguradoras em um ambiente legal e regulado.

Voltando ao estado de Pernambuco, somente na tragédia que acometeu o estado no final de maio e início de junho, as seguradoras locais receberam mais de 1.200 acionamentos de sinistros especificamente para o segmento de Automóvel. Estima-se, portanto, que os valores de indenização ultrapassem a casa dos R$ 60 milhões. Além disso, todo segmento adotou ações de contingência que visavam dar celeridade aos atendimentos, minimizando os impactos que circundam esse tipo de situação, como por exemplo:

Priorizar o agendamento de vistorias digitais na própria base dos guinchos (para onde grande parte dos veículos foi removido); priorizar as autorizações de reparos; verificar com a rede de oficinas referenciadas a disponibilidade para recepção dos veículos; verificar com a rede de guinchos os pontos de concentração de veículos; e priorizar as indenizações integrais para casos que assim forem definidos.

O cliente é e sempre será o foco central de todo o ecossistema segurador. Por isso, sabemos que a palavra proteção deve ser configurada de forma integral nas nossas ações e práticas diárias. Afirmo com muita convicção que não existe outra atividade econômica regulamentada, habilitada e lastreada financeiramente que possa absorver riscos e fazer frente às ocorrências nas suas inúmeras formas.

Isso passa, obrigatoriamente, por um corretor de seguros habilitado e uma empresa seguradora oficial, tendo como resultado uma apólice de seguros confiável. Quando se busca proteção de fato, a única alternativa realmente segura e legal é com uma seguradora oficial. Não existe outro caminho.

* Por Ronaldo Dalcin, presidente do Sindseg N/NE (Sindicato das Seguradoras Norte e Nordeste)

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO