Ultima atualização 02 de maio

UnitedHealth Group Brasil adota novo formato de trabalho

Com todos os cuidados, cerca de 9 mil colaboradores voltarão à atuação presencial na empresa a partir deste mês

O trabalho é um propósito para o qual você se dedica, não é um local onde você executa as suas atividades profissionais. Esse é o mote do projeto Futuro do Trabalho, através do qual cerca de 9 mil colaboradores do UnitedHealth Group Brasil voltarão presencialmente aos escritórios da companhia que controla a operadora de planos de saúde Amil e a rede médico-hospitalar Americas, com todos os cuidados necessários, em parte de sua jornada semanal ou durante toda a semana. Essa retomada segue um calendário definido por funções, com a direção executiva e as demais lideranças tendo retornado primeiro, nos meses de março e abril, enquanto as demais equipes voltarão no início de maio.

Aqueles que atuarão em formato híbrido (só parte da semana presencialmente) não terão postos de trabalho fixos e poderão usar a ferramenta UHG Workplace, através de um app ou via web, que permitirá a reserva de postos de trabalho e de salas de reunião. Para se formatar o projeto Futuro do Trabalho, foram realizadas mais de 200 reuniões, com 22 áreas da empresa envolvidas, que resultaram em 14 processos elaborados/revisitados, assim como 6 políticas ou procedimentos, e perto de 100 impactos mapeados.

“Esse projeto surgiu, inicialmente, da necessidade de prover condições de trabalho adequadas e segurança aos nossos colaboradores durante a pandemia. Mas identificamos a importância de uma mudança de chave no estilo de trabalho para acompanhar os novos tempos. Estamos caminhando rumo a um UnitedHealth Group Brasil mais flexível e colaborativo, com modelos de atuação que impulsionam a produtividade, aliada ao bem-estar e ao equilíbrio na vida de nossos colaboradores”, afirma o vice-presidente de Capital Humano da empresa, Ricardo Burgos.

Objetivo principal do projeto foi encontrar uma forma para uma utilização melhor e mais eficiente dos espaços de trabalho corporativos, e das pessoas que atuam neles, para que os escritórios da companhia passem a ser um lugar de conexões significativas. A equipe da área de Eficiência e Transformação desenvolveu quatro perfis para os colaboradores, a partir de critérios como a necessidade e frequência de interação presencial para realização do trabalho; a natureza do trabalho; a necessidade de discussão de temas confidenciais que devam ser tratados em ambiente seguro; e o local e a frequência de acesso a sistemas e informações.

São eles:

– Guardião: apoia os clientes/colaboradores em atividades presenciais na maior parte do tempo. Trabalha com documentos confidenciais e requer sistemas e/ou equipamentos disponíveis nos escritórios. Ex: Departamento Pessoal.

– Empreendedor: atua em papeis estratégicos e requer interação presencial com outras áreas para, por exemplo, condução de workshops, treinamentos e reuniões. Desenvolve ou participa da criação de soluções multidisciplinares. Ex: área de Projetos.

– Conectado: soluciona problemas através de seu conhecimento e especialidade e interage de forma remota a maior parte do tempo com um grupo específico de pessoas ou de áreas. Ex: Comunicação Corporativa.

– Itinerante: trabalha independentemente de um espaço físico com sistemas e/ou equipamentos que podem ser acessados fora dos escritórios, com processos maduros e procedimentos bem definidos. Ex: programadores de TI.

A partir desses perfis, foram criados três modelos de trabalho:

– Presencial (Office Based): para quem realiza as suas atividades profissionais integralmente dentro das dependências da empresa. Estes colaboradores são classificados no perfil Guardião.

– Teletrabalho (Home Based): para quem realiza o seu trabalho integralmente fora das dependências da empresa, salvo exceções, e não possui local fixo para executar suas atividades. São os colaboradores do perfil Itinerante.

– Híbrido (Flex Office): o colaborador pode exercer sua jornada de trabalho presencialmente na empresa ou à distância. São os colaboradores que se enquadram nos perfis Empreendedor (até 3 dias no escritório por semana) e Conectado (até 2 dias).

“Os colaboradores de perfis Empreendedor e Conectado alinharão diretamente com seus gestores quais dias irão atuar no escritório e quais de maneira remota. Existem parâmetros, mas haverá flexibilidade para otimizar o tempo da equipe e buscar a máxima eficiência. A decisão, em determinado período, pode ser de trabalhar uma semana seguida em casa. E realizar a semana seguinte inteira no escritório. Ou que analista e coordenador alternem seus dias no escritório, devido a um determinado motivo, por exemplo”, explica Beatriz Abreu, gerente sênior de Eficiência e Transformação do UnitedHealth Group Brasil.

A ferramenta UHG Workplace poderá ser usada pelos colaboradores Itinerantes, Empreendedores e Conectados quando forem trabalhar nos escritórios para agendar seus lugares em mesas rotativas. Até os andares de trabalho serão flexíveis, podendo se usar um em um dia da semana, e outro, na oportunidade seguinte. Já os Guardiões terão mesas fixas.

Os escritórios passam a contar com salas de reunião Teams, para encontros híbridos, com parte da equipe presencialmente e outra, de forma remota. Foram necessários também ajustes em benefícios, como vale-alimentação e vale-transporte, e foi ampliado o acesso aos estacionamentos e ao restaurante dos escritórios.

“Não temos expectativa que o projeto já nasça perfeito. O ideal é que todos pratiquem a escuta ativa, vejam as mudanças pelas lentes dos nossos valores e deem exemplo de boas práticas e comportamentos. O futuro já chegou, mas esse é só um começo. Conforme avançar a legislação, e a cultura dentro da empresa, podemos caminhar para outros modelos, estamos acompanhando as tendências do mercado para seguirmos como uma empresa interessante de as pessoas virem trabalhar. Flexibilidade, sem dúvida, é uma delas”, comenta Burgos.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock