Ultima atualização 24 de maio

Sompo no Brasil divide empresa e vende Personal Lines para HDI Seguros

Sompo Seguros dará prioridade aos produtos corporativos. A seguradora já havia vendido a operação de saúde e fica apenas com grandes contas

A Sompo Holding anunciou hoje que a Sompo Seguros S.A (“SSeguros”), uma subsidiária da Sompo no Brasil, celebrou um acordo definitivo para desmembrar seus negócios de consumo em uma nova subsidiária de seguros (“NewCo”) e vender as ações da NewCo para HDI Seguros S.A. (“HDI”), uma subsidiária da Talanx AG, uma importante seguradora europeia.

Com a venda do negócio de consumo, a SSeguros se reposicionará para buscar oportunidades significativas de crescimento e rentabilidade no Brasil, tornando-se uma seguradora especializada em negócios comerciais. Com esta transição, a Sompo International Holdings Ltd. (“SI”) irá, pela primeira vez, focar principalmente em operações comerciais em um mercado emergente.

Fundamentação da Reestruturação Empresarial (desinvestimento do negócio de consumo no Brasil)

A SSeguros foi constituída em 2014 através da fusão da Yasuda Seguros S.A. e da Maritima Seguros S.A. (Yasuda Maritima Seguros S.A. passou a se chamar SSeguros em 2016). Desde então, a SSeguros tem desenvolvido o seu negócio em plataformas comerciais e de consumo.

Enquanto isso, o setor de consumo no Brasil tornou-se cada vez mais competitivo, e a escalabilidade dos negócios tornou-se extremamente importante para construir vantagem competitiva. Com base em um reexame abrangente da estratégia de negócios no ambiente atual, a administração concluiu que o crescimento e o aumento dos lucros para SSeguros e SI serão alcançados concentrando recursos e focando no negócio comercial.

A nova estratégia de crescimento da SSeguros alavancará a forte presença de mercado que já possui no Brasil, pois busca um potencial de crescimento promissor para o negócio. A venda do negócio de consumo para o HDI está alinhada a esse novo direcionamento estratégico.

A SSeguros já possui uma base de negócios estável em seu negócio comercial, incluindo a participação de mercado nº 1 em seguros marítimos. A SSeguros visa expandir sua presença em mercados inexplorados, utilizando a experiência globalmente reconhecida da SI em seguros comerciais e especializados em desenvolvimento de produtos, subscrição, resseguro e DX usando IA.

Estrutura da Transação

A NewCo será incorporada como uma subsidiária integral da SSeguros, que então transferirá todos os ativos e passivos relacionados ao negócio de consumo para a NewCo por meio de uma cisão da empresa do tipo absorção. A SSeguros concluirá as vendas de seu negócio de consumo por meio de uma alienação de 100% de participação na NewCo para a HDI.

Com a aquisição das linhas de Automóvel, Vida, Empresarial, Residencial, Habitacional e Condomínio, a HDI passa da 10ª para a 7ª posição no ranking geral de seguros – no ramo de Automóvel passa da 6ª para a 4ª, em Residencial, da 8ª para a 6ª posição e em Empresarial, da 8ª para 2ª posição em market share

A HDI Seguros aumentará o seu prêmio emitido em R$ 1.8 bilhão alçando aproximadamente a marca de R$ 5.5 bilhões. Nicolas Masjuan, Head de LATAM da HDI International AG, acrescenta que “a aquisição no Brasil, principal mercado estratégico da companhia, fortalece também nossa posição em regiões-chave, especialmente em São Paulo, a maior cidade do País. Além disso, conseguimos obter sinergias significativas combinando o negócio da Sompo com o nosso existente no Brasil”. 

Kelly Lubiato
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO