Ultima atualização 02 de maio

Podcast do TecBan apresenta panorama do Open Insurance no Brasil

Episódio discute os desafios e oportunidades que surgem a partir do novo ecossistema, além dos cenários para as empresas, corretores de seguros e clientes

Já está disponível nas principais plataformas de streaming de áudio o sétimo episódio do Podcast ‘Tudo Conectado TecBan’. Na conversa, Fernando Tassin, gerente de Open Insurance na TecBan, e Ed Carlos, executivo do mercado de Seguros e doutorando pela FEI, abordam o Open Insurance e seus desdobramentos no Brasil, país pioneiro na implementação do ecossistema aberto dedicado ao setor de Seguros.

Segundo os especialistas, o Open Insurance é um novo conceito, no qual o cliente poderá autorizar o compartilhamento de suas informações com as seguradoras para que elas possam analisá-las e assim criar produtos cada vez mais aderentes às suas necessidades e ao seu bolso. Processo que deverá respeitar a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e o consentimento das pessoas, que pode ser retirado a qualquer momento. Objetivo é gerar cada vez mais benefícios ao consumidor final, que são as pessoas que compram os produtos de seguros, previdência e capitalização.

Durante o bate-papo, Ed Carlos pontuou que o Open Insurance é uma novidade promissora no mercado. “A partir dele, podem surgir novas soluções como comparador de preços, aplicativos para ter mais serviços de conveniência, simplificação de processos como abertura de sinistros e portabilidade de previdência, entre outros benefícios”, afirmou.

Tassin destacou alguns desafios do mercado, “Inicialmente, estão previstas três etapas. A segunda fase começará em setembro deste ano, já considerando o compartilhamento das informações dos clientes. Um desafio para as empresas participantes é o investimento em tecnologia e a adequação aos processos internos, bem como a escolha criteriosa dos parceiros certos para essa implementação. As empresas também terão de analisar as informações dos clientes para a criação de produtos e serviços mais adequados ao consumidor, e a comunicação com o cliente também fará toda a diferença, precisando ser clara a objetiva, mostrando de uma maneira muito simples quais são os reais benefícios do sistema”, explicou.

Quanto à aceitação do Open Insurance no mercado, Ed afirmou que as empresas já estão mais receptivas à novidade: “Está aumentando o entendimento no mercado de que o Open Insurance pode contribuir e ampliar fatia de clientes, criar novos produtos, atingindo mercados que, sem ele, não seria possível”, pontuou o executivo.

Quanto ao papel dos corretores de seguros, Ed pontou que a importância do corretor continua muito grande, tornando-se ainda mais relevante. “A parte de assessoria e consultoria de riscos, de abordar as soluções que o mercado pode oferecer, ganha mais um upgrade com o Open Insurance, possibilitando que o corretor esteja ainda mais próximo do cliente para mostrar o que o mercado disponibiliza dentro do novo contexto”, destaca o executivo.

O episódio completo está disponível no link.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO