Ultima atualização 20 de maio

Livro destaca fatos relevantes para o setor de seguros nos últimos 200 anos

Publicado pela ENS, o livro “Demografia e Economia nos 200 anos da Independência do Brasil e Cenário para o século XXI” faz uma análise dos 30 fatos econômicos mais importantes para o mercado

EXCLUSIVO – Visando celebrar os 200 anos da independência do Brasil, a ENS (Escola de Negócios e Seguros) lançou o livro “Demografia e Economia nos 200 anos da Independência do Brasil e Cenário para o século XXI”. Escrito pelo demógrafo José Eustáquio Diniz Alves, o livro faz uma análise as transformações ocorridas no país nos últimos 200 anos. O principal objetivo da publicação é colaborar para o conhecimento da história brasileira, enfatizando os principais desafios da sociedade ao longo do tempo.

O livro, além de destacar os aspectos econômicos e demográficos do Brasil, destaca os principais momentos da trajetória do mercado de seguros no país, como a criação da primeira seguradora brasileira em 1808, o nascimento da Susep (Superintendência de Seguros Privados), a regulamentação dos corretores de seguros, o lançamento dos produtos VGBL E PGBL e tantos outros fatos que levaram ao crescimento do setor. Atualmente, o segmento tem uma participação de 6,5% no PIB, de acordo com a CNseg (Confederação Nacional das Seguradoras).

Um dos capítulos da publicação foi escrito por Francisco Galiza, economista e consultor do mercado de seguros. Ele fez uma análise dos 200 anos do setor, tendo como referência seus 30 fatos econômicos mais relevantes. “Esses fatos correspondem a aspectos específicos e não específicos ligados ao setor. Pedi ajuda aos executivos das áreas de seguros, capitalização e previdência para que listassem os principais momentos históricos do mercado. Ao compilar esses dados, cheguei aos 30 fatos”, diz Galiza.

Segundo o economista, o livro é de extrema importância para ressaltar que o mercado de seguros não chegou onde está de um dia para o outro, enfrentando muitos desafios e sendo resiliente para provar sua força para toda a sociedade. “No meu capítulo fica muito claro esse senso de continuidade na história do setor. Muitas pessoas se dedicaram e construíram essa indústria, e nenhum de nós estaria aqui se não fosse por elas. Cada geração colaborou para o crescimento dos seguros de acordo com a sua realidade, por isso considero que somos um pequeno elo de uma corrente para proteger a sociedade. ”, afirma.

Nicole Fraga
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO