Ultima atualização 04 de maio

Focada nas questões sustentáveis, Zurich associa-se ao CEBDS

Seguradora é a única empresa do setor de seguros entre as 85 associadas do Conselho Empresarial Brasileiro para Desenvolvimento Sustentável

A seguradora Zurich visa liderar todos os aspectos da sustentabilidade e está comprometida em frear os impactos das mudanças climáticas do planeta, razão que se ratifica em diversas iniciativas, refletidas tanto em produtos quanto em serviços. O mais recente movimento nesse sentido foi associar-se a uma entidade que, desde que foi fundada, há 25 anos, é referência por sempre ter estado na vanguarda do que hoje muito se fala e se resume à sigla ESG. Trata-se do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS).

Com a adesão à instituição, que tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável por meio da articulação junto aos governos e a sociedade civil, a companhia une-se a um coletivo que reúne 85 grupos empresariais atuantes no Brasil, que se destacam pela representatividade em nível econômico e social. Juntos, possuem um faturamento que equivale a quase 50% do PIB brasileiro e são responsáveis por mais de 1 milhão de empregos diretos. Entre as associadas, a empresa é a única representante do mercado segurador nacional.

“Com as mudanças climáticas atingindo níveis cada vez mais preocupantes, acreditamos que nossas ações atuais podem auxiliar no futuro do planeta. Ser a única seguradora associada ao CEBDS nos coloca em uma posição privilegiada, já que, em conjunto com outros líderes, podemos tomar e apoiar decisões que suportarão esse nobre propósito. Mas a associação também ratifica nossa responsabilidade e reforça nosso compromisso, único no mercado securitário mundial, de frear os impactos das mudanças climáticas”, comenta o CEO da Zurich, Edson Franco.

Marina Grossi, presidente do CEBDS, complementa: “A emergência climática vem acentuando cada vez mais os extremos naturais, como secas e enchentes, que infelizmente provocam perdas de vidas, mas também a destruição de casas, a perda de plantações, a falta de água ou uma energia mais cara para as empresas. Isso se reflete na análise dos seguros e impacta nos custos. É muito importante contar com a companhia no CEBDS pelo relevante papel das seguradoras na construção de negócios mais sustentáveis”.

Zurich e seu compromisso com todos os aspectos da sustentabilidade

O Zurich Insurance Group tem uma missão clara em todos os aspectos da sustentabilidade e, como citou seu CEO no Brasil, a empresa está comprometida em frear os impactos das mudanças climáticas em nível planetário.

Em 2019, se estabeleceu como membro-fundador do Net-Zero Asset Owner Alliance, com vistas a ter sua carteira de investimentos ser caracterizada por emissões zero. Dois anos depois, reforçou esse compromisso ao se assumir como uma das oitos seguradoras e resseguradoras que estabeleceram a aliança reunida pela ONU de Net-Zero Insurance Alliance (NZIA), que prevê o comprometimento em fazer a transição das suas carteiras de seguro e resseguro para emissões líquidas de gases de efeito de estufa até 2050.

A companhia já investiu globalmente US$ 5,8 bilhões em carteiras de investimento de projetos socioambientais, valor superior aos US$ 5 bilhões que estavam programados para serem investidos até o final deste ano de 2022.

Foi a primeira seguradora a se inscrever no Business Ambition, em junho de 2019, com a meta de limitar o aumento da temperatura média global a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais. Com esse propósito, a estratégia ambiental global também permeia os produtos e serviços locais da Zurich.

Recentemente, a empresa anunciou que pretende zerar as emissões de carbono de suas operações globais até 2030, reduzindo em 20 anos a meta anteriormente estabelecida pelo Grupo. A companhia pretende alcançar esta meta através de cortes profundos em suas emissões absolutas (adoção de frota de carros elétricos ou híbridos até 2025, onde for possível, e redução de viagens em 70% são exemplos de ações nesse sentido), assinatura de acordos com fornecedores inovadores para remoção de carbono da atmosfera e antecipação de pagamentos a estes fornecedores, para que possam escalar as suas tecnologias.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock