Ultima atualização 24 de maio

Brasileiros não se sentem protegidos para passarem por eventos adversos

Segundo uma pesquisa do Datafolha, encomendada pela FenaPrevi, 45% dos entrevistados afirmaram não se sentirem preparados para situações inesperadas

EXCLUSIVO – Visando abordar as percepções dos brasileiros sobre seguros e planos de previdência, a FenaPrevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida) realizou na manhã desta terça-feira, 24 de maio, o webinar  “Conhecimentos e necessidades do consumidor sobre Seguro de Pessoas”.

O presidente da entidade e CEO da Zurich no Brasil, Edson Franco, falou sobre a necessidade de proteção financeira da população brasileira, principalmente depois da pandemia. Participaram do evento Franclin Castro, diretor do SindSeg BA/SE/TO (Sindicato dos Corretores da Bahia, Sergipe e Tocantins); e Cristiano Tavares, presidente do CSP-BA (Clube de Seguros de Pessoas e Benefícios do Estado da Bahia).

Recentemente, a FenaPrevi encomendou ao Instituto Datafolha uma pesquisa para entender o quanto os brasileiros estão preparados frente aos eventos como pandemia. O estudo ouviu 2023 pessoas em todo o país, e quase metade delas (45%) afirmou não se sentirem preparadas para situações inesperadas. Outros 28% disseram estar parcialmente em condições de passar por eventos similares, e apenas 27% se sentem totalmente prontos para viver uma circunstância semelhante.

“A pesquisa comprovou a realidade do Brasil, pois mesmo com as pessoas tendo criado uma consciência sobre a importância de contar com produtos de proteção, muitas delas não partem para a ação e contratam um seguro ou plano de previdência. Há uma certa dificuldade em se pensar no futuro, até mesmo por questões ideológicas ou falta de renda. É preciso que a sociedade entenda a necessidade de proteger a renda e o patrimônio da família”, afirmou Franco.

Sobre os principais medos dos participantes da pesquisa, 25% dos entrevistados afirmaram ter medo de deixar a família sem condições de se manter em caso de falecimento ou doença. 19% deles temem não ter como pagar um tratamento médico e 14% tem medo de não conseguir se sustentar por um problema de saúde.

Questionados sobre o que fizeram ou estão fazendo para proteger a si e a família de situações adversas, 23% afirmaram ter começado a guardar algum dinheiro. Outros 17% disseram ter contratado um seguro, dos quais apenas 6% escolheram o seguro de vida, e 11% não tomaram nenhuma atitude para se proteger da doença. “É possível perceber que, quando provocado, o interesse por seguros aparece, mas a maioria das pessoas não tem a ideia da diversidade sobre produtos de proteção à renda familiar. 53% dos entrevistados não conhecem e nem sabem como funciona um seguro para invalidez, por exemplo. Dados como esse comprovam a necessidade de investirmos em educação securitária e previdenciária”, diz Franco.

Apesar da falta de proteção securitária entre os entrevistados, 50% deles demonstraram interesse em adquirir um seguro de vida no próximo ano e 25% deles desejam investir em um plano de previdência privada. Além disso, apesar da tecnologia ser importante para o setor, 35% dos participantes da pesquisa preferem ter um atendimento presencial na corretora ou seguradora.

“O brasileiro ainda é inexperiente na contratação de seguros, necessitando de uma assessoria completa de riscos. Isso só demonstra a força do corretor, pois somente ele será capaz de entender o perfil do cliente e oferecer produtos personalizados para protegê-lo. Essa é uma ótima oportunidade para os corretores expandirem a carteira de segurados e o setor conseguir aumentar sua penetração no Brasil”, ressalta o presidente da FenaPrevi.

Nicole Fraga
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock