05/07/2022

Seguro Prestamista auxilia no planejamento financeiro

Pouco conhecido pela população em geral, produto funciona como um seguro de proteção financeira em caso de perda da renda
seguro

Um planejamento financeiro consistente deve sempre levar em conta situações imprevistas que podem surgir no dia a dia de qualquer pessoa, incluindo a privação temporária de renda decorrente dos mais variados fatores, como a perda de um emprego, por exemplo. Nesse cenário, o Seguro Prestamista surge como um poderoso aliado na manutenção do equilíbrio financeiro pessoal e familiar, ao garantir o pagamento de empréstimos e dívidas, evitando uma possível inadimplência.

Na prática, o produto funciona como um seguro de crédito, que preserva a capacidade financeira do segurado e/ou de seus beneficiários, em caso de morte, invalidez permanente total por acidente, desemprego involuntário e incapacidade física temporária. Nessas situações, o Seguro Prestamista pode possibilitar a quitação de financiamentos de bens junto a instituições financeiras, empréstimos pessoais e consignados, prestações de consórcios, dívidas de cartões de crédito e relativas a crédito estudantil, cobertura de cheque especial ou de saldos em aberto em crediários e financiamento de bens, entre outros compromissos.

“Imagine que você peça um empréstimo de R$ 20 mil ao banco e parcele esse pagamento em três anos. Caso ocorra algum imprevisto ao longo desse período, como os mencionados, o Seguro Prestamista protege a operação, ou seja, a seguradora assume o pagamento das prestações, de acordo com as condições estabelecidas em contrato, proporcionando tempo e recursos para que você se mantenha e possa buscar com maior tranquilidade uma recolocação no mercado. É um produto imprescindível para o planejamento financeiro, atuando como fator de proteção social”, afirma Ricardo Campos, superintendente executivo da Bradesco Vida e Previdência.

No caso específico da cobertura de incapacidade temporária para exercício da profissão, o produto torna-se particularmente interessante para a segurança financeira de trabalhadores autônomos, informais e prestadores de serviço.

Em 2021, as indenizações relativas ao Seguro Prestamista representaram 21% do total pago no segmento de Seguro de Pessoas, alcançando o expressivo montante de R$ 3,7 bilhões. Em janeiro de 2022, essa participação avançou para 28%.

“Na Bradesco Vida e Previdência, pelo lado da receita, temos observado uma evolução bastante significativa dos prêmios relacionados ao produto nos últimos meses, com crescimento de 11,7% em 2021 e 15,7% em janeiro de 2022. Os números demonstram que, embora ainda seja relativamente pouco conhecido pela população, o Seguro Prestamista apresenta grande potencial de expansão no país”, diz Campos.

N.F.
Revista Apólice