Ultima atualização 29 de abril

Bancassurance continua sendo principal canal de venda de seguros na Espanha

Modelo distribuição deve responder por 39,5% dos prêmios brutos emitidos em 2022 no mercado de seguros espanhol, segundo a GlobalData

Bancassurance é o principal canal de distribuição no setor de seguros espanhol e deve responder por 39,5% dos prêmios brutos emitidos (GWP) em 2022, à medida que um número crescente de seguradoras está fazendo parcerias com bancos, diz a GlobalData. A empresa observa que os altos níveis de penetração bancária, economias de escala e a vantagem de produtos de seguros de venda cruzada para sua base de clientes existente continuarão a fornecer uma vantagem competitiva ao canal de bancassurance da Espanha.

Swarup Kumar Sahoo, analista sênior de Seguros da GlobalData, comenta: “Apesar de perder participação de mercado no segmento de seguros de vida e previdência, o canal Bancassurance continua sendo o principal canal de distribuição do mercado de seguros espanhol, sustentado pelo crescimento do negócio de seguros gerais”.

O setor de seguros é um negócio altamente lucrativo para os bancos, com mais de 50% dos lucros dos bancos em 2020 provenientes do setor de seguros. A GlobalData constatou que das 195 seguradoras que operam na Espanha, 34 estão associadas a grandes bancos e essas seguradoras registraram lucros maiores em 2020 quando comparadas às seguradoras que não possuíam nenhum negócio de bancassurance.

Sahoo continua: “O Bancassurance é popular na Espanha para a compra de seguro de vida, principalmente para produtos de seguro de vida relacionados a investimentos que servem como uma alternativa aos depósitos bancários. Esse canal começou a ganhar market share também no segmento de seguros gerais.”

O negócio de bancassurance tem sido suportado por produtos de cross-selling e empacotamento de seguros, como seguro de habitação, seguro de vida de risco, seguro de amortização de empréstimos e seguro de incêndio. O seguro-desemprego, que cobre o pagamento de hipotecas por 12 meses, também sustentou seu crescimento.

Exemplos de parcerias de bancassurance incluem a parceria do Bankinter e da Liberty, que em fevereiro de 2022 se juntaram para criar uma nova empresa de bancassurance sob o nome Bankinter Liberty Hogar y Auto, que está pendente de autorização regulatória. O acordo entre a Mapfre e a caixa de poupança catalã em dezembro de 2021 e uma extensão do contrato de bancassurance entre a Caser e o Crèdit Andorra em novembro de 2021.

Sahoo conclui: “Os bancos que celebram acordos de bancassurance ampliarão ainda mais sua rede de distribuição, apoiando o crescimento do canal de bancassurance na Espanha nos próximos anos”.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock