Ultima atualização 07 de abril

Ataques cibernéticos ressaltam a importância dos ciberseguros

Dados da Check Point Software indicaram um aumento global de 40% no número médio de ataques por semana entre 2020 e 2021

Os ataques cibernéticos têm crescido exponencialmente nos últimos anos, mas este ano foram acrescentadas à lista de invasões nacionais algumas organizações com sólida reputação no mercado, como Americanas, Localiza, Sascar e Sebrai, além de importantes tribunais. Todas detentoras de grandes mailings de consumidores brasileiros e, por consequência, amplos volumes de dados sensíveis e pessoais.

A tendência é que as ações dos criminosos cibernéticos continuem a crescer e a surpreender em termos de criatividade e astúcia. Isto porque a presença online continuará prevalecendo em função da digitalização de grande parte das atividades cotidianas. Dados recentes da Check Point Software, por exemplo, indicaram um aumento global de 40% no número médio de ataques por semana entre 2020 e 2021, sendo que no Brasil, um dos principais alvos dos hackers, esse aumento chegou a 62%.

Os números para 2022, certamente, serão superiores, o que exige cada vez mais investimentos das empresas em prevenção, em todos os sentidos, inclusive em seguros que garantam a cobertura dos prejuízos financeiros gerados e das eventuais agruras causadas a consumidores que tenham seus dados vazados. “Por mais que as empresas invistam no aperfeiçoamento de suas infraestruturas e em segurança da informação, precisam garantir respaldo financeiro para cobrir eventuais invasões e vazamentos de informações ou mesmo a necessidade de pagamento de resgates para garantir sua continuidade operacional” afirma Marcelo Barsotti, CCO da Pryor Global.

Segundo ele, por esta razão, é natural que a procura e contratação de ciberseguros esteja crescendo e que as apólices estejam cada vez mais assertivas na cobertura de necessidades específicas de cada companhia. “Os casos de ransomware têm se destacado pela engenhosidade das táticas de hacking e extorsão usadas por criminosos, mas existem diferentes tipos de ataques cibernéticos e todas as empresas possuem algum grau de vulnerabilidade. Engana-se quem pensa que apenas grandes corporações e governos são alvos de ataques. As pequenas empresas também registraram incidentes no ano passado e também precisam se proteger com seguros”, alerta Barsotti.

O executivo ressalta que é preciso escolher um seguro cibernético, cujas coberturas sejam adequadas às necessidades específicas de cada empresa e que ajude a empresa a prevenir-se de eventuais processos gerados por vazamentos ou equívocos nos tratamentos de dados, que podem gerar multas e punições em função da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

O seguro cibernético ajuda a cobrir os custos de uma crise causada por crimes cibernéticos, garantindo riscos patrimoniais e responsabilidade civil. A cobertura, dependendo das cláusulas contratuais, pode garantir o pagamento de resgate de dados em casos de extorsão, despesas para contenção de vazamento de dados, custos de defesa cibernética, condenações civis e multas administrativas aplicadas a terceiros, entre outros prejuízos. “Dada a natureza dinâmica do ambiente digital, é fundamental ainda contar com corretores especializados, que conheçam o assunto e entendam o negócio da companhia, de acordo com seu porte, setor e vulnerabilidades específicas”, diz Barsotti.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock