Ultima atualização 09 de março

Sindseg N/NE: 66 anos de trabalho em prol do mercado de seguros

Objetivo da entidade é fortalecer a cultura de seguros, propagando para a sociedade a grande importância do setor

Temos discutido muito acerca da nossa responsabilidade enquanto condutores do Sindseg N/NE (Sindicato das Seguradoras Norte e Nordeste). Gestão essa que foi recentemente alçada a um segundo mandato, o que exprime a confiança dos atores do nosso mercado, bem como da CNseg (Confederação Nacional das Seguradoras), entidade que abarca os oito sindicatos patronais sob sua égide. No próximo dia 15 de março, a instituição que representamos completará 66 anos de sua fundação, o que nos permite afirmar que a história do mercado de seguros local se confunde com a trajetória desse sindicato e isso é motivo de muito orgulho a todos.

Ronaldo Dalcin

Enquanto representantes regionais da categoria, diria que nossa missão vai muito além do escopo estatutário que, integralmente, cumprimos. Mais do que isso, a máxima de fortalecer a cultura de seguros, propagando para a sociedade a grande importância do ecossistema segurador, tem norteado boa parte das nossas ações. Para elucidar essa relevância, imaginem subtrair da economia dos 13 estados sob a nossa liderança o valor de R$ 7,375 bi em 2021, que é o montante retornado à sociedade sob forma de indenizações (sinistros) e resgates/premiações (PGBL/VGBL e Capitalização).

A importância do nosso setor vai muito além desse suntuoso aporte. Somos responsáveis por um recolhimento considerável de impostos e acumulamos ativos que equivalem a 23,5% da dívida pública. Além disso, estamos responsáveis por 177 mil empregos diretos, temos 48,7 milhões de beneficiários de planos de assistência médica e nossa receita anual de prêmios representa cerca de 6,7% do PIB. Números muito expressivos que espelham a verdadeira dimensão desse segmento que tem entre seus principais pilares a proteção.

Encerramos o ano de 2021 com mais um ciclo virtuoso. Enquanto alguns segmentos têm amargado os efeitos da crise sanitária e da conjuntura econômica, nosso setor demonstra uma solidez digna de honrarias. O mercado de seguros brasileiro, sem saúde e DPVAT, fechou 2021 com 306,4 bilhões em prêmios, apresentando um crescimento de 11,9%. Verificando especificamente nossa região sindical, auferimos crescimento maior do que o cenário nacional com 14,3% e prêmios na ordem de R$ 28,7 bilhões. Protagonizaram regionalmente esse crescimento os seguintes nichos: Seguro Viagem (79,3%), Risco de Engenharia (55%), Seguro Transporte (33,8%) e Vida (27,3%).

Ao passo que temos percebido uma maior proximidade do fim dessa pandemia, o que de fato irá ajudar a alavancar nossa economia, temos ciência do quanto 2022 será um ano desafiador: eleições, crise econômica mundial, ameaças geopolíticas, uma possível reedição da guerra fria, inflação alta e as tão antigas, sonhadas e pendentes reformas fiscal e tributária. Todos esses fatores contribuem para que continuemos atentos aos movimentos nacionais, mundiais e aos respectivos indicadores e impactos que possam afetar o setor de seguros.

Em nome do Sindseg N/NE, queremos aqui referendar nosso compromisso de continuar servindo a sociedade continuamente. Dar nossa contribuição de uma forma irrestrita, defendendo e desenvolvendo essa indústria que traduz os mais amplos conceitos de proteção ampla e educação securitária, primando e praticando os valores de responsabilidade ambiental, social e de governança. Cada vez mais vamos buscar a integração de todos que estão conosco nessa jornada para que, juntos, possamos continuar somando esforços e potencializando resultados.

* Por Ronaldo Dalcin, presidente do Sindseg N/NE

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock