Ultima atualização 15 de março

Open Insurance: Os novos rumos do mercado de seguros

Modelo traz a oportunidade para ampliar fortemente o cunho social da indústria de seguros e, consequentemente, aumentar sua participação no PIB brasileiro

O futuro do mercado de seguros passa pelo Open Insurance. O novo conceito de serviços, que vem sendo discutido em vários países incluindo o Brasil, combina bases de dados e envolve a troca de informações entre diferentes plataformas tecnológicas, de seguradoras, bancos e start ups, possibilitando a criação de mais comodidade e novos produtos para os clientes, bem como novos modelos de negócios no mercado de seguros.

Inspirados no modelo de open banking e no mercado de economia compartilhada (Uber, iFood etc.), os padrões de uso do Open Insurance abrangem toda a cadeia de valor do seguro, desde os canais de distribuição de apólices até o desenvolvimento de -serviços específicos. Por exemplo, você tem um seguro viagem e seu voo é cancelado. Porque você precisaria preencher um formulário e abrir o sinistro, já que a seguradora pode obter informações em tempo real da companhia aérea e contatá-lo imediatamente, desde que o voo seja informado no momento da adesão?

No Reino Unido, União Europeia, Índia e Singapura; onde o open banking já é reconhecidamente importante pelos seus órgãos reguladores, o Open Insurance é uma expansão natural e inevitável. O Brasil também segue pelo mesmo caminho, convergindo os dois sistemas para um modelo horizontal interconectado. Um exemplo disso são empresas como a Tecban, rede de terminais bancários (ATM), e a Bolsa do Brasil (B3), voltadas para infraestrutura financeira, já se posicionando como prestadoras de serviços de Open Insurance para seguradoras.

A mudança é grande. Parte de um mercado relativamente estático e verticalizado para um modelo de “ecossistema” com serviços oferecidos a partir do compartilhamento de dados entre todas as empresas devidamente habilitadas junto ao órgão regulador, que poderão ser seguradoras, corretoras ou empresas de tecnologias. A partir do amadurecimento deste novo formato, com adesão massiva dos consumidores, espera-se uma alteração na dinâmica de concorrência do mercado, onde os vencedores serão aqueles com maior capacidade de trabalhar o uso dos dados disponíveis para desenvolver melhores produtos e experiências aos clientes. Entre especialistas do setor, a transformação é vista como disruptiva e até polêmica. Mas é certo que favorecerá, sobretudo, consumidores finais (pessoa física), pequenas e médias empresas (PME).

Em termos regulatórios, o open insurance está em sua primeira fase no Brasil. Desde dezembro último, as instituições participantes podem compartilhar dados sobre canais de atendimento e produtos de seguro, previdência complementar e capitalização disponíveis no mercado. Entre junho e julho de 2022, as empresas começam a compartilhar os dados pessoais dos clientes, como histórico de pagamento, informações sobre apólices e sinistros, entre outros.

No fim do ano, a terceira e última etapa desse processo é a efetivação dos serviços, com a entrada de uma nova figura no mercado de seguros: as Sociedades Iniciadoras de Serviços de Seguros (SISS). Serão como uma third party provider (TTP) de tecnologia, autorizadas pela Susep (Superintendência de Seguros Privados) a armazenar dados cadastrais e históricos dos clientes, cruzando-os com produtos e serviços.

A SISS poderá contratar, realizar endossos e avisos de sinistros, além de oferecer serviços de agregação de dados, painéis de informação e controle (dashboards) e, como representantes do segurado, compartilhar serviços por ele consentidos sem deter em momento algum os recursos pagos pelo cliente. Será possível conhecer melhor o cliente e então realizar o match ideal com o que há disponível no mercado.

Os principais benefícios desse processo serão o empoderamento do consumidor, que terá mais comodidade para comparar, consumir e usar as proteções do seguro; o aumento no número de segurados; e a integração com o open banking, gerando mais concorrência e novos canais de distribuição (super-apps). Confira abaixo alguns desdobramentos esperados:

1) Intensificação da mudança no papel das seguradoras: De pagadora de sinistros à também provedora de serviços de prevenção ao risco;

2) Uso de novas tecnologias em maior escala no mercado de seguros;

3) Configuração de nova figura jurídica no setor de seguros: SISS (Sociedade Iniciadora de Serviço de Seguro), análogo ao PISP (Payment Initiation Service Provider) no mercado de meios de pagamentos;

4) Entrada de Big Techs no setor, como já vem acontecendo em países desenvolvidos.

Tudo isso combinado, possui um amplo potencial de mudar a cultura de consumo de seguros no Brasil. Teremos mais brasileiros se protegendo e também buscando proteção para seus bens e famílias. É a oportunidade para ampliar fortemente o cunho social da indústria de seguros e, consequentemente, aumentar sua participação no PIB brasileiro.

* Diogo Machado, superintendente de BPO e Worksite da Marsh Brasil

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO