Ultima atualização 09 de março

Franquia ou filial: O que escolher na hora de abrir uma corretora de seguros

Ambas as opções oferecem vantagens ao empreendedor, basta optar pela forma que mais faz sentido para você no momento

Você já parou para pensar nas diferenças entre franquia e filial e já ficou com dúvidas? Por mais que sejam duas formas bem conhecidas entre as empresas, ainda existem pontos que acabam se tornando impasses na hora de abrir uma corretora de seguros.

Mas qual seria a melhor opção para expandir os seus negócios hoje em dia? Isso que vamos falar ao longo do conteúdo, mostrando as diferenças entre franquia e filial para ajudar você a entender qual é a melhor opção para o momento.

Ambas as opções oferecem vantagens ao empreendedor, basta optar pela forma que mais faz sentido para você no momento.

Qual a diferença entre franquia e filial?

A primeira coisa que precisamos entender é que a filial representa o desdobramento de uma matriz, sendo financiada e coordenada por ela. Já a franquia atua de maneira um pouco mais independente, com a permissão do uso da marca do franqueador.

Ou seja, ambas possuem alguns aspectos parecidos, como o alto investimento para alavancar o crescimento da corretora de seguros, o grande esforço para integrar as unidades e equipes, além do alto risco caso não saia como planejado.

Em resumo, franquia e filial são alternativas para aqueles que não tem medo de arriscar nessa grande aventura que é empreender no Brasil. Mas, para que fique melhor o entendimento sobre o assunto, separamos alguns pontos que diferenciam as duas:

Gestão

Como mencionamos acima, a filial funciona como uma extensão da matriz, portanto, toda a sua gestão fica por conta da empresa principal. Já a franquia funciona como unidades independentes, mas segue o modelo de negócio parecido com o da empresa principal.

Investimento

Quando falamos de investimento, na filial todo o valor que é investido vem da matriz. Na franquia, o investimento em uma corretora de seguros fica por conta de cada franqueado.

Rentabilidade

Uma das diferenças entre franquia e filial fica por conta da rentabilidade. Na filial, todos os lucros e, principalmente, os prejuízos devem ser assumidos pela empresa matriz. Na segunda alternativa, o franqueado paga os royalties à franquia, mas fica com o faturamento.

Localização

Na filial, a localização do local vai ser escolha da matriz, seja ela pelo corpo diretivo ou apenas pelo dono que deseja abrir um novo braço da sua corretora em outra região. No caso da franquia, o franqueado pode até sugerir um lugar, mas a decisão final fica por conta do franqueador.

Franquia e filial: o que vale mais a pena?

A escolha entre franquia e filial para corretora de seguros vai depender de como você deseja gerir o seu negócio e também do seu objetivo no mercado. Por exemplo, quando falamos em abrir uma filial, reconhecemos uma gestão mais centralizada, onde o controle de tudo permanece na matriz.

Porém, quando falamos em abrir uma franquia de seguros, ela já está mais ligada ao compartilhamento do uso da marca, o que pode oferecer mais autonomia aos seus parceiros de negócio e um crescimento mais rápido.

De maneira geral, as vantagens em expandir uma corretora de seguros são maiores do que as desvantagens. Desde que a estratégia de crescimento seja, de certa forma, uma maneira mais consciente e responsável, considerando a maturidade da empresa e os processos de implementação.

Além disso, é preciso ver os custos que são envolvidos para os projetos, apresentar os riscos que podem haver e a oportunidade de negócio.

A vontade de melhorar cada vez mais, não deve se apagar da sua corretora de seguros. De fato, esse é o combustível que leva o empreendedor a arriscar, aprender, errar e evoluir. Traçando metas a cada dia, vencendo as etapas e fazendo valer a pena um propósito que foi sonhado há um tempo.

Franquia e filial tem suas diferenças, mas o que importa é que as duas opções visam o crescimento e expansão de uma empresa ou marca.

* Fonte: Quiver

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO