Ultima atualização 15 de março

FenaSaúde dá dicas para o bom uso do plano de saúde

Entidade chama atenção para o papel do consumidor no uso do sistema de saúde, que vai muito além da simples contratação de um produto

Hoje, 15 de março, é comemorado o Dia do Consumidor, uma data celebrada desde 1962 com o objetivo de enfatizar a importância dos direitos dos consumidores. Embora seja mais comum a data ser celebrada pelo varejo, que coloca à disposição do cliente uma série de promoções, o Dia do Consumidor surgiu com o intuito de provocar reflexões mais profundas sobre os princípios das relações de consumo, como informação, segurança, liberdade de escolha e atendimento. E quando se trata de plano de saúde, essas são premissas fundamentais, visto que a saúde das pessoas e suas vidas estão no centro da relação entre empresas e clientes.

Nesta data, a FenaSaúde (Federação Nacional de Saúde Suplementar) chama atenção para o papel do consumidor no uso do sistema de saúde, que vai muito além da simples contratação de um produto. Muito mais que tratar doenças, o objetivo da saúde suplementar é promover a saúde e melhor qualidade de vida dos seus consumidores, de forma acessível.

Confira abaixo algumas dicas da entidade sobre como usar bem o plano de saúde e algumas das vantagens que fazem dele um dos produtos mais desejados dos brasileiros:

Saúde é direito do consumidor

Os planos de saúde garantem a cobertura de mais de 3 mil itens, que incluem exames, terapias, internações clínicas e cirúrgicas, medicamentos orais para câncer e outros procedimentos. É direito do consumidor ter acesso a esse Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde definido pela ANS, conforme segmentação escolhida, e também às coberturas adicionais pactuadas em contrato observando a regulação do setor.

Combate ao desperdício

O consumidor é um importante aliado no combate ao desperdício no sistema de saúde. Qualquer suspeita de prática inadequada deve ser informada à operadora. Para se ter uma ideia, impactos anuais dos planos de saúde com fraudes e desperdícios ultrapassam R$28 bilhões.

Atendimento de urgência e emergência

O atendimento de urgência e emergência está garantido pelos planos de saúde e a ida ao pronto-socorro deve ser reservada para esses casos. São consideradas urgentes as situações imprevistas que requerem atendimento imediato e que ainda não representam risco potencial à vida, como acidentes, pressão alta, queimaduras, vômitos, entre outros. Já os casos de emergência implicam em risco imediato à vida ou em lesões irreparáveis, tais como o infarto, AVC, dificuldade respiratória e perda de memória.

Atendimento eletivo

Para os atendimentos que não se enquadram nos casos de urgência e emergência, o consumidor conta com serviços ambulatoriais ou de teleatendimento contemplados na cobertura do plano. Ao evitar a procura por serviços de emergência sem necessidade, o paciente diminui sua a exposição a doenças, colaborando com o atendimento mais ágil daqueles que precisam de atendimento imediato.

Prevenção

O acompanhamento da saúde é essencial para identificar doenças crônicas e evitar seu agravamento. Não deixe de agendar anualmente consultas eletivas com seu médico de confiança.

Resultados de exames

Se o médico pediu exames, faça-os e não esqueça de encaminhá-los e agendar a consulta de retorno para avaliação.

Canais diretos

Lembre-se! Todas as operadoras de saúde disponibilizam aos seus clientes várias formas de contato para orientações, consultas à rede credenciada e esclarecimento de dúvidas, desde centrais de teleatendimento até equipes de ouvidoria.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO