Ultima atualização 29 de março

Evento debate mecanismos de crédito e seguro para proteção do produtor

O 2º Congresso Brasileiro de Direito do Agronegócio tratará sobre os mecanismos que garantem apoio aos agricultores

O Plano Safra 2021/2022 conta com um total de R$ 251,22 bilhões de crédito rural. Em oito meses de safra (julho de 2021 a fevereiro de 2022), foram financiados mais de 1200 contratos de crédito rural, num valor de R$ 188,4 bilhões, o que representa um crescimento de 30%, ante ao mesmo período da safra 2020/2021. Apesar do montante expressivo, o crédito rural advindo das fontes públicas não é suficiente para atender todas as demandas do agronegócio brasileiro. Com isso, o setor necessita buscar recursos no mercado financeiro e de capitais.

Nesse sentido, existe uma exigência, cada vez maior, por parte de investidores e bancos nacionais e internacionais, de que as atividades do agro estejam alinhadas ao bom desenvolvimento humano, ou seja, que atendam conceitos internacionais de ESG (Environmental, Social and Governance).

Para trazer uma avaliação sobre o ESG, com um olhar em todos os pilares, o 2º Congresso Brasileiro de Direito do Agronegócio (CBDA) contará com o painel Crédito Privado, Seguro e ESG. O evento do Instituto Brasileiro de Direito do Agronegócio (IBDA) acontecerá no dia 6 de abril, em formato virtual. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site oficial.

O painel também tratará sobre os mecanismos que permitam garantir maior proteção aos produtores de um dos sustentadores da segurança alimentar mundial. É importante lembrar ainda que os últimos anos demonstraram que as perdas de safra são muito sérias e precisam ser sempre consideradas e afastadas, da melhor maneira, dos recursos e dos impactos dos produtores rurais brasileiros.

Entre os debatedores estão Fabiana Alves, diretora da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) e diretora executiva do Rabobank Brasil; Fernando Rodriguez Uslenghi, diretor da Control Union Brasil; advogada Gisele Cecatto, consultora de Sustentabilidade Corporativa; e Rogério Boueri, subsecretário de Política Agrícola do Ministério da Economia. Tiago Lessa, sócio do Pinheiro Neto Advogados, será o moderador do debate.

Composto por mais três painéis: Licenciamento e Compliance Ambiental; Regularização Fundiária; Defensivos Agrícolas, o Congresso evidenciará a importância de se debater os desafios jurídicos e regulatórios dos Sistemas Agroindustriais (SAGs), a fim de sustentar a competitividade do setor em uma economia global e corroborar para seu desenvolvimento mercadológico e tecnológico.

Mais informações estão disponíveis no link.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO