Ultima atualização 05 de março

22º Congresso: Guerra na Ucrânia pode impactar economia e mercado de seguros

EXCLUSIVO – Com o anúncio de crescimento do PIB de 4,6% em 2021, o economista Senior da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, Fabio Bentes, mostrou um cenário otimista no primeiro painel do 22º Congresso Brasileiro de Corretores de Seguros, promovido pela Fenacor. O resultado divulgado hoje (4) foi o melhor desde 2010, quando a economia cresceu 7,5%. Entretanto, segundo o economista, a maior preocupação neste momento é com a economia externa, impactada pela Guerra na Ucrânia. “Não irá cair uma bomba aqui, mas as consequências econômicas, como o encarecimento de commodities e outros insumos para diversos setores produtivos, podem prejudicar o caminho de crescimento brasileiro”.

Roberto Santos, presidente da Porto Seguro, ressaltou que países que passaram por guerras tendem a contratar mais seguro. No Brasil, a pandemia teve o mesmo efeito na população, o que ampliou o desejo pela contratação de produtos de vida, saúde e residência.

A transformação digital avançou muito, mas ela não tem a ver apenas com tecnologia, mas com o mindset. Antes, fazíamos as jornadas pensando em nossos processos. O aprendizado foi passar a pensar na jornada do corretor e do cliente dentro da empresa.

Roberto Santos, presidente da Porto Seguro

Simplicidade, velocidade e poder de resolução foram as palavras que guiaram as ações da Porto Seguro durante a pandemia. Neste período a empresa investiu cerca de R$ 5 milhões para adequação ao Open Insurance.

Ivan Gontijo, presidente da Bradesco Seguros, declarou que se não fosse o corretor se ajustar e se adaptar, teria sido mais difícil atender os consumidores. “Agora, frente à guerra da Ucrânia, saindo da pandemia, é preciso ter um olhar prospectivo para 2022”, pontuou.

Não tivemos apenas perdas durante a pandemia, mas também aprendizados relevantes para o mercado, que passou a ser visto de forma diferente. A relação com o próximo passou a ser diferente. Tivemos um momento de intranquilidade com a vida, saúde e residência. O sentido de proteção ficou mais claro para a sociedade.

O mercado de seguros tem a característica de perenidade. Não estamos aqui de passagem. Os grupos estão aqui para ficar

Ivan Gontijo, presidente da Bradesco Seguros

A Bradesco Seguros trabalha com cerca de 30 mil corretores de seguros e investe para melhorar o relacionamento com estes profissionais. Segundo Gontijo, “houve Investimento em torno de R$ 1 bilhão na melhoria do relacionamento com os corretores, criando ferramentas para que eles possam oferecer nossos produtos aos clientes”.

“Dependendo da reação da economia à guerra e ao fim da pandemia, teremos um olhar mais claro sobre os novos movimentos”, continuou Gontijo. “Porém , numa visão otimista, acreditamos no crescimento de dois dígitos para 2022. Temos capacidade e produtos, com condições diferenciadas para aportar os produtos junto aos clientes”.

A demonstração de força do setor durante a pandemia irá continuar, assim como a capacidade de reinvenção é fundamental para alcançar objetivos junto com corretores; cuja importância é endereçar as necessidades dos clientes, com certeza, segurança e confiabilidade para enfrentar os novos desafios.

José Adalberto Ferrara, presidente da Tokio Marine, lembrou que enquanto o PIB cresceu 3,4%, a indústria de seguros cresceu 57% nos últimos dez anos. “Ninguém sabe o que vai acontecer com a iminência da guerra, mas, independente das incertezas econômicas e políticas de 2022, o mercado continuará crescendo forte”.

Ele falou sobre os dados positivos para crescimento da atividade econômica, como arrefecimento da pandemia; redução da inflação; agronegócio como principal engrenagem da economia do país (PIB do agro deve crescer 3%); o crescimento esperado na produção e licenciamento de veículos, com projeção da Anfavea de 9,4%).

Os novos riscos trazem oportunidades como os produtos ligados a ESG – Riscos Ambientais, riscos cibernéticos e produtos para pequenas e médias empresas. É preciso estar atentos a elas

José Adalberto Ferrara, presidente da Tokio Marine

Kelly Lubiato
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock