Ultima atualização 23 de fevereiro

Protagonismo feminino: Do discurso à prática

As mulheres já ocupam 50%, ou mais, dos postos de trabalho nas organizações. Mas, ao analisar os cargos executivos, a proporção de homens nessas posições é muito superior

A luta da mulher pela equidade no mercado de trabalho não é de hoje, e ainda assim o resultado está distante do pretendido. Quando falamos em números, verificamos que as mulheres já ocupam 50%, ou mais, dos postos de trabalho nas organizações. Mas, ao analisar a quantidade de mulheres em cargos executivos, a proporção de homens nessas posições é muito superior.

Enquanto mulher, e com pretensão de alcançar posições executivas, sempre ouvi dizer que “somos responsáveis pela nossa carreira”, o que nunca questionei. Mas, foi apenas quando tomei consciência do que isso significava e traduzi essa frase em ações, comecei a chegar mais perto de meu objetivo.

Tatiana Simões Rabello Franzoe

Para mim, ser responsável pela minha carreira significou estudar muito e estar sempre aberta a novos aprendizados. Significou confiar no meu potencial, entender os meus pontos fortes e fracos e saber explorar os fortes para que eu me destacasse através deles. Significou traçar metas claras e compreender que a conquista de meus objetivos é de meu interesse, e não posso ficar esperando o meu chefe, a empresa que eu trabalho ou até o universo, realizá-los para mim. Meus objetivos dependem, sobretudo, de minhas atitudes.

Lendo mais a fundo sobre o comportamento de homens e mulheres no mercado corporativo, descobri que os homens, muitas vezes com qualificações e conquistas inferiores às das mulheres, não se sentem acanhados de falar de seus “feitos”. Por outro lado, as mulheres, mesmo com um robusto currículo e muitas metas atingidas, não falam sobre isso. O motivo? Por vergonha, por não se perceberem boas o suficiente ou mesmo ouvidas, além de serem interrompidas pelos homens durante a sua fala (o famoso “manterrupting“).

E, conhecendo os meus pontos fortes, passei a expor mais as minhas ideias, assumir a liderança de projetos multidisciplinares, me aperfeiçoar mais tecnicamente e sempre aceitar novos desafios. Mesmo que com um frio na barriga, mesmo que não parecesse tão natural. Mas repeti isso tantas vezes, que passou a ser uma verdade para mim, e certamente contribuiu para o crescimento da minha carreira.

Uma outra atitude essencial foi me cercar de pessoas, especialmente de mulheres inspiradoras. Li muito sobre algumas delas e principalmente, tive a sorte de compartilhar espaços com mulheres fortes, empoderadas e que entendem que ajudar uma mulher em seu crescimento de carreira é ajudar a todas. Sou grata por tudo o que me ensinaram. Elas fizeram com que eu quisesse seguir seus exemplos.

Sabemos que muitas pessoas e empresas não estão medindo esforços para diminuir essa desigualdade de gênero. Enquanto esse dia não vem, cabe à você, mulher, fazer a sua parte: assumir a responsabilidade e ser protagonista de sua carreira, ou continuar no mesmo lugar. O protagonismo é um caminho mais difícil, mas tenha a certeza de que você é capaz. Todas nós somos.

* Por Tatiana Simões Rabello Franzoe, superintendente de Jurídico e Compliance da Generali Brasil

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO