Ultima atualização 21 de fevereiro

Mercado se mobiliza em apoio às vítimas das chuvas em Petrópolis

Seguradoras e entidades se unem para ajudar as famílias atingidas pelos fortes temporais na região Serrana do Rio de Janeiro

Em apoio à população da cidade de Petrópolis, na região Serrana do Rio de Janeiro, que foi atingida na terça-feira, 15 de fevereiro, por fortes chuvas, o mercado de seguros se mobilizou para ajudar as vítimas e colaborar nos resgates e buscas para encontrar desaparecidos.

A Porto Seguro mobilizou sua equipe de profissionais de salvamento para dar assistência às comunidades que sofrem com enchentes, deslizamentos e se encontram em estado de calamidade pública.

A operação teve início na quarta-feira, 16 de fevereiro, com o envio de uma equipe especializada e veículos de resgate: três Marruás, caminhões utilizados em operações feitas em locais de difícil acesso, e uma moto aquática preparada para resgates em enchentes. A companhia deve atuar no resgate de automóveis e motocicletas, remoção de entulho, entre outras atividades para auxiliar os moradores da região.

As equipes do Porto Socorro também montaram forças-tarefa na Bahia e em Minas Gerais, regiões atingidas por fortes chuvas nos últimos meses, onde a empresa prestou apoio às comunidades diante das necessidades emergenciais.

O CVG-RJ (Clube Vida em Grupo do Rio de Janeiro) abriu um posto de recolhimento de doações para cidade de Petrópolis e disponibilizou a sede da entidade, no coração do Centro da cidade do Rio, para receber doações.

O presidente do Clube, Octávio Perissé, remeteu aos associados, beneméritas e profissionais do mercado uma lista dos itens prioritários para atender às famílias afetadas pelas fortes chuvas que atingiram a cidade serrana vizinha. São eles: alimentos, água potável, cobertores, roupas, itens de higiene pessoal e de limpeza.

“Está na essência e na missão da entidade proteger, cuidar e amparar pessoas, famílias e a sociedade de maneira geral. Esta foi a forma que encontramos de ajudar os nossos irmãos de Petrópolis, que atravessam este momento de perdas afetivas e patrimoniais. A nossa intenção é levar um pouco de conforto e solidariedade aos cidadãos da região”, afirma o presidente, acrescentando:

“Além disso, o CVG-RJ é um órgão de utilidade pública Estadual (Decreto Lei 1.408, de dezembro de 1988) e Municipal (Decreto 1.599, de agosto de 1990). É uma forma de retribuir o voto de reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo Clube ao nosso Estado e Município levando apoio aos cidadãos da região”.

Como forma de agilizar os processos de sinistros ocorridos na cidade, a Allianz está disponibilizando uma estrutura especial de atendimento. As medidas tomadas pela empresa são para apoiar os segurados e facilitar as assistências e o pagamento de indenizações.

A seguradora viabilizou Central 24h com atendimento diferenciado para a região; deslocou colaborador para apoiar na logística de assistência; enviou peritos próprios para os pátios onde os veículos sinistrados estão sendo direcionados; agilizará a análise e pagamento de sinistros de forma remota com analistas dedicados, os quais também estão entrando em contato proativamente com os clientes para abertura do sinistro; destinou uma frota de guinchos exclusiva para região; e instituiu um fluxo especial de comunicação entre a área de análise e a equipe Comercial para atendimento de corretores.

A Ciclic, insurtech da BB Seguros, se uniu com a fintech Polen e, ao finalizar a compra de alguns seguros e serviços no site da empresa, o cliente pode escolher, entre as causas sociais apoiadas, a opção SOS Petrópolis para a organização destinar parte do valor. Todo o processo é auditado pelo Polen.

“Nós, da Ciclic, mantemos o olhar atento para o presente e acompanhamos as reais necessidades das pessoas para que possamos estender a nossa rede de proteção para quem mais precisa. Mais uma vez, agimos rápido e nos unimos ao Polen para ajudar a população de Petrópolis por meio de uma ação solidária que descomplica e automatiza o processo de doação em nosso site”, afirma Gustavo Zobaran, Diretor Executivo da insurtech.

A Mapfre informou que ativou um plano emergencial para atender os clientes afetados. Até o momento, a companhia registrou 36 avisos de sinistros e 80 acionamentos de assistência. A ação integrada envolve as áreas de Provedores, Contact Center e Sinistros, com reforço dos atendimentos de peritos e inspetores visando acelerar a análise dos sinistros.

O plano de contingência da empresa conta com o monitoramento em tempo real dos prestadores de serviço para acompanhar a situação na região de Petrópolis. Outra ação realizada pela empresa foi o acionamento preventivo dos prestadores de serviço das cidades próximas, com o objetivo de reduzir o tempo de espera dos clientes.

Com relação a entrada de reguladores da companhia para constatação de danos em residências, a Mapfre informa também que depende das condições de segurança dos locais e da permissão de acesso pelas autoridades, tais como a Defesa Civil. De qualquer forma, os riscos segurados na região estão sendo levantados para adiantar o processo de análise e para adoção de medidas de suporte aos clientes.

A companhia reitera que as formas dos clientes minimizarem os prejuízos e acelerarem as indenizações são comunicar os sinistros à seguradora por meios dos canais de atendimento e seguir as orientações dos órgãos de segurança pública. Para os clientes impactados, a seguradora solicita que entrem em contato tanto pelo telefone gratuito 24h 0800 775 4545, quanto pelo WhatsApp (11) 4004-0101.

A Bradesco Seguros também iniciou uma operação de apoio à região. Além de uma equipe de resgate e retirada de automóveis, visando auxiliar as equipes de salvamento, a Companhia está atuando com sua “Operação Emergencial” para agilizar a liquidação de sinistros, realizando o pagamento das indenizações aos segurados, envolvidos em tragédias naturais, no menor prazo possível, oferecendo suporte aos clientes e corretores da região atingida. Até o momento, foram registrados dezenas de avisos de sinistro de clientes dos seguros da empresa. 

Desde a primeira Operação Emergencial de Tratamento de Sinistros da seguradora, em 2015, o montante de indenizações ultrapassa a cifra dos R$ 46 milhões. Os números demonstram que, a cada ano, casos extremos como tempestades e vendavais acontecem com mais frequência e severidade. 

A seguradora está solidária aos familiares das vítimas das chuvas em Petrópolis e tem se mobilizado em prol da arrecadação de donativos. 

N.F.
Revista Apólice

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