Ultima atualização 07 de fevereiro

Liderança humanitária: ainda mais fundamental nas empresas de seguros

Sensibilidade e colaborativismo, características do setor, são preponderantes nas relações entre a equipe e a liderança das empresas

Há até bem pouco tempo, a chave do sucesso profissional era estudar, se profissionalizar cada vez mais, focando no crescimento individual. A expansão tecnológica, o compartilhamento de ideias, o fácil acesso a conteúdos, mudaram esse cenário. Com a pandemia então, o olhar voltado às pessoas, a conexão mesmo à distância e outros fatores externos aceleraram esse processo.

O modelo de sucesso hoje são empresas e profissionais aptos a atuar colaborativamente, colocando o individualismo no passado. O colaborativismo e o compartilhamento do conhecimento para o crescimento conjunto andam de mãos dadas com o setor de seguros, que tem o mutualismo como base.

Stephanie Zalcman

A liderança também mudou, já que as empresas modernas pregam hierarquia horizontalizada, pautada na igualdade e na ajuda mútua para o desenvolvimento do coletivo. Em vez de “chefe”, o termo “líder” é o mais utilizado e adequado dentro das corporações hoje. Alguém que inspira pelo exemplo e mostra o caminho a ser seguido tem muito mais a agregar à equipe.

Depois da Covid-19, a liderança humanitária se fez ainda mais presente no ambiente corporativo. A sensibilidade e a atenção com o outro ganharam força, especialmente no setor que tem intrínsecas essas características. As empresas passaram a valorizar ainda mais a empatia, o desenvolvimento da intuição e da criatividade.

Tempos atrás agir como um líder humanitário era sinônimo de ser muito bonzinho e permissivo. Também existiu o entendimento de que ser humanitário, de preocupar-se com as pessoas, de ser atencioso com os liderados, era perfil de algumas lideranças, especialmente das mulheres. Hoje ser um líder humanitário é visto como uma habilidade e até uma competência.

Liderar como humanitário significa assumir a responsabilidade pela maneira como conectamos nosso trabalho a um propósito significativo além do crescimento. Ou seja, o líder enxerga as situações e adapta a equipe pensando em qualidade do trabalho e bem-estar, não puramente na lucratividade.

Um líder humanitário apresenta em suas atitudes e no diálogo uma maneira exemplar e efetiva de tratar com o grupo pelo qual é dirigente, os membros são vistos como uma equipe, bem motivados e muito compreendidos pelo líder, para entregarem o melhor. Quando promovemos essa cultura os resultados acontecem e crescem. Para a equipe, o sentimento é de reconhecimento, pertencimento, gratidão e confiança.

A liderança humanitária se mistura com outra tendência, a de diversidade e inclusão, pois a função dos líderes é criar um ambiente no qual todos possam fazer o melhor trabalho de suas carreiras, independentemente de sua raça, etnia, identidade de gênero, idade, religião, habilidade ou orientação sexual. Um líder humanitário e inclusivo entende e eleva os pontos fortes exclusivos da equipe, usa suas plataformas para defender seus funcionários e estimula um ambiente onde todos se sentem capacitados para serem plenamente autênticos.

A combinação de diversidade, inclusão e humanização é o que promove a bem-sucedida igualdade para se aproveitar o que cada um da equipe tem de melhor a oferecer. O líder humanitário ganha ao não precisar mais saber tudo, pois confia no time as habilidades que não possui e isso faz com que todos cresçam e apareçam, dando mais liberdade de expressão a cada um.

O olhar humanitário de um líder é essencial e se torna uma peça fundamental para o crescimento da equipe e para o sucesso diante do mercado de um trabalho extremamente competitivo.

* Por Stephanie Zalcman, diretora técnica de Operações e Estruturação da Wiz Soluções e embaixadora da Sou Segura

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock