16/05/2022

Sicoob Credicor-SP remunera capital de seus cooperados

sicoob
Luiz Ioels

No dia 31 de dezembro de 2021, a Sicoob Credicor-SP creditou em conta capital de cada associado a remuneração à Cota Capital, no valor equivalente a 100% da taxa Selic.

O patrimônio da cooperativa é formado pelo capital social dos cooperados, que possibilita o funcionamento da instituição para que ela possa operar e cada vez crescer mais. É o investimento em cotas de capital que dá ao usuário da cooperativa a condição de dono do empreendimento cooperativo permitindo-lhe: usufruir dos produtos e serviços oferecidos, receber sobras (lucros) na proporção de sua movimentação; beneficiar-se dos juros pagos ao capital; e fazer reservas para o futuro.

Todo ano essa aplicação em capital é remunerada com juros, o que reforça a solidez da cooperativa tendo como foco o relacionamento com seus cooperados. “Apesar de um ano de muitos desafios, o Conselho de Administração e Diretoria Executiva da Sicoob Credicor deliberaram pela remuneração do capital de seus cooperados em 100% da Selic sobre o saldo médio anual em cotas, denominada ‘juros ao capital’”, afirma Luiz Ioels, presidente da cooperativa.

Como comparativo, em 2021 a poupança rendeu juros de 70% da Selic, ou seja, o dinheiro que o associado tem na conta capital da Sicoob Credicor-SP rendeu muito acima da poupança. “Esse gesto cooperativo tem por finalidade remunerar o associado tornando ainda mais barato seus juros quando toma dinheiro emprestado e melhor remuneração quando aplica seus recursos disponíveis em nossa instituição”, aponta o presidente. Quem desejar pode aumentar o valor mensal de seu investimento em cotas de capital, garantindo mais rendimentos.

Além do retorno pela rentabilidade das cotas capitais, quando for realizada a Assembleia Geral Ordinária, até abril, estará na mão dos cooperados a distribuição das sobras (lucros) do exercício de 2021. “Agimos como as empresas privadas que, quando bem sucedidas, distribuem a cada ano, parte de seus lucros”, diz Ioels.

N.F.
Revista Apólice