Ultima atualização 13 de janeiro

Programas de prevenção e bem-estar são tendência para a saúde em 2022

Artigo de Leandro Felix, da Pesystems mostra que a tecnologia é fundamental para a prevenção de sinistros e saúde das carteiras das operadoras

Artigo de Leandro Felix*Com o avanço da medicina, a expectativa de vida das pessoas tem aumentado ano após ano, subindo para 76,8 anos em 2020 no Brasil, segundo o IBGE. Essa realidade chama a atenção do segmento de saúde e seguros no desenho de produtos alinhados às necessidades das pessoas. Afinal, quando falamos sobre qualidade de vida e bem-estar, é sempre melhor prevenir do que remediar. 

Isso porque é inegável que as pessoas estão ainda mais atentas à prevenção de doenças em busca de uma vida mais equilibrada e saudável, recorrendo a diversos recursos de prevenção e autocuidado para evitarem patologias crônicas. É nesse ponto que a tecnologia ganha um papel fundamental na gestão de saúde das pessoas, podendo apoiá-las em tempo real quanto às suas atividades e metas para cada estágio da vida, um trunfo e tanto nas mãos de seguradoras, clínicas e provedores de saúde no sentido de  engajar os clientes a aderirem aos serviços preventivos, sempre mais baratos do que o tratamento de doenças, gerando valor para o segmento como um todo.

Acesso à informação de saúde: um aliado da redução de custos

Além da tecnologia poder contribuir para a longevidade dos cidadãos, indiretamente  também apoia as seguradoras e demais instituições do setor de saúde a economizarem consideravelmente se as pessoas não precisarem ir, com frequência, aos pronto-socorros, como apurado pela Accenture no Índice de Alfabetização do Sistema de Saúde, desenvolvido para mensurar o impacto da falta de informação nos Estados Unidos.  

Nesse estudo, foi constatado que as pessoas com menos compreensão do sistema de saúde têm muito mais probabilidade de ir ao pronto-socorro do que aquelas com mais conhecimento, gerando impacto de até US$ 47 bilhões todos os anos em custos médicos, algo a se evitar com a democratização de informação sobre saúde.

Segundo pesquisa global da Deloitte, 72% dos consumidores priorizam sua saúde e bem-estar, assim como suas necessidades pessoais e objetivos. Logo, pode-se afirmar que as seguradoras e todos os sistemas de saúde têm muito espaço para investir em programas que incentivem os cuidados preventivos, a prática de exercícios físicos e uma vida mais sadia. 

Com a tecnologia certa somada aos dados da DPS (Declaração Pessoal de Saúde), obtém-se dados valiosos sobre o histórico patológico familiar, idade, peso, hábitos, rotina e outras informações que dão total embasamento para engajar os segurados/pacientes logo na contratação das apólices, evitando assim maior sinistralidade no futuro.  

Essa abordagem de prevenção, embasada na visão 360º da saúde dos clientes, proporciona não apenas a baixa de custos com eventuais sinistros, como também  uma experiência muito melhor, mais personalizada, confiável, completa e satisfatória. Utilizando estrategicamente esses dados, as seguradoras, clínicas e provedores de saúde conseguem acompanhar os pacientes durante todas as fases de suas vidas e antever serviços que serão úteis para o futuro. Um investimento em tecnologia de médio e longo prazo que, além de reter os clientes, também gera economia significativa de recursos. Uma via de mão dupla.

Diante dessas informações, está mais do que claro que a tecnologia ajuda a diminuir a sinistralidade por meio da prevenção. Dados, algoritmos e códigos podem, sim, fazer a diferença na sociedade como um todo. No Brasil, a prática de incentivo a programas de bem-estar e prevenção ainda não está consolidada, porém temos prova do quanto isso é benéfico tanto para os cidadãos quanto para as seguradoras e provedores de saúde. O próximo passo é entender que tecnologia não é gasto, e sim investimento. E todo investimento não precisa, necessariamente, ter retorno imediato. Investir agora para colher excelentes resultados no médio e longo prazo também vale a pena, acredite.

*Leandro Felix é diretor de Seguros e Saúde da Pegasystems

 

 

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock