Prêmio Melhores do Seguro 2021 – Com o avanço da pandemia causada pela Covid-19 em todo o país e no mundo, um dos principais desafios era manter o atendimento médico à população, sem expor as pessoas a qualquer risco de contaminação. Como forma de ajudar nesse combate à proliferação da doença, as consultas via telemedicina seriam a solução mais viável.
Pesquisas revelam que em mais de 80% dos casos é possível fazer o primeiro atendimento, e encaminhar o paciente para realizar exames, por exemplo, sem a necessidade de uma consulta presencial. Tudo isso sem falar na possibilidade de ser atendido 24 horas, todos os dias da semana.
Com base nesse cenário, operadoras de saúde e seguradoras passaram então a investir nessa tecnologia, assim como outros segmentos da indústria e serviços, visando contribuir de forma decisiva para a redução no número de infectados.
Em muitos casos, empresas especializadas no segmento ficaram responsáveis por fazer toda a operação (White Label). Operações como essa impulsionaram o volume de videoconsultas. No caso específico da DOC24, por exemplo, a demanda passou de três mil teleconsultas por mês para mais 200 mil mensais.
Rapidamente, a telemedicina se tornou um serviço indispensável. Tanto nas cidades pequenas, onde muitas vezes não existe um médico próximo; mas também nos grandes centros, onde a dificuldade de se locomover de um lugar para outro e a aglomeração do transporte público geram outros problemas; médicos e pacientes enxergaram no serviço uma excelente alternativa, por aliar segurança e praticidade.
No caso específico da DOC24, estima-se que somente no Brasil foram realizadas mais de três milhões de teleconsultas durante a pandemia, o que certamente contribuiu para manter a saúde da população, sem expor os pacientes aos riscos de uma contaminação, especialmente pela Covid-19.
Outro ponto que merece destaque é que, no caso específico da DOC24, os provedores de saúde que implementaram o serviço de telemedicina da multinacional, conseguiram reduzir entre 12% e 32% os custos de maneira geral, o que inclui também o valor individual de sinistros de consulta médica.
Parte desse sucesso se deve a capacidade da empresa em conectar pacientes, médicos, provedores e parceiros através de uma plataforma de benefício mútuo, capaz de se adaptar as demandas com agilidade e oferecer soluções desenhadas especialmente para atender projetos específicos.
Tudo isso demonstra a enorme contribuição, não apenas da DOC24, mas da telemedicina de maneira geral, para o descongestionamento das salas de espera, proporcionando conforto aos usuários através da implementação de protocolos modernos de atendimento à saúde, sem a necessidade de deslocamentos e contribuindo para que mais pessoas tenham acesso aos médicos, estejam eles onde for.