Ultima atualização 03 de fevereiro

Estudo levanta os maiores problemas dos entregadores com bicicletas em São Paulo

Estudo foi realizado com 336 entregadores que utilizam bicicletas. Objetivo é identificar as questões que interpelam a segurança viária destes profissionais

A ciclologística é um conceito recente que vem sendo utilizado para definir os serviços de entregas com uso de bicicleta e ou triciclo. Com as frequentes mudanças e desafios nas cidades – como a descarbonização dos transportes – e a redução dos empregos formais, a prática passou a ser vista como uma opção sustentável, econômica, além de geradora de oportunidades de trabalho e renda.
A população composta por entregadores-ciclistas, empregada formal ou informalmente nas atividades de ciclologística, vem crescendo anualmente. Entre 2019 e 2020, quando o setor de entregas cresceu mais de 94%, as cidades brasileiras viram triplicar o número desse tipo de profissional.
Para entender melhor o perfil do entregador-ciclista nas cidades brasileiras, analisar e compreender as suas necessidades e os aspectos relacionados à segurança viária desses profissionais, a Fundación Mapfre e o Laboratório de Mobilidade Sustentável (Labmob), do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo (Prourb) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), se uniram para lançar o estudo “Segurança Viária e Ciclologística: desafios e oportunidades no Brasil”.
“A ciclologística tem sido uma grande oportunidade para as cidades fazerem uma transição energética no setor de entregas, fundamental para a vida urbana, mas desafios ainda permeiam a consolidação segura e responsável deste setor. Segundo dados publicados pelo Estado de S. Paulo em agosto de 2020, mais de 8 mil ciclistas morreram no trânsito na última década e o número de acidentes aumentou 45% em sete anos. A questão se torna ainda mais sensível quando falamos de entregadores-ciclistas, que não contam com proteções ou relações formais de trabalho”, explica Victor Andrade, coordenador do Labmob.

Com o estudo, o Labmob e a Fundación Mapfre pretendem identificar – de forma sistêmica — as questões que interpelam a segurança viária desses profissionais.“ A produção de materiais como este, que apresentam dados confiáveis sobre o trabalho dos entregadores-ciclistas e suas percepções em relação às cidade onde atuam, tem a capacidade de apoiar a formulação de políticas públicas que atendam às necessidades desses importantes profissionais no dia a dia das cidades brasileiras.”, analisa Fátima Lima, representante da Fundación Mapfre no Brasil.
A pesquisa foi baseada em cinco dimensões que fazem parte do chamado ecossistema da ciclologística e a partir da perspectiva de segurança viária: entregadores, bicicletas e equipamentos utilizados, empresas, espaço urbano, legislações e políticas públicas. A intenção foi dar “voz” a esses profissionais, buscando entender suas percepções diante de tais questões e fatores. Mesmo com a baixa presença de mulheres no universo de entregadores, o estudo pode levantar aspectos relacionados às perspectivas de gênero na rotina de trabalho.
O levantamento de dados foi realizado a partir da aplicação de diversos instrumentos metodológicos e as análises se deram por meio da triangulação de dados qualiquantitativos. Ao todo, participaram 336 entregadores de São Paulo, um número que representa cerca de 5% do total de entregadores-ciclistas da cidade, de acordo com dados do iFood Pedal. A falta de infraestrutura cicloviária, a falta de itens de proteção e o medo de sinistros são as principais questões levantadas pelos entregadores que participaram do estudo. “Apesar de ser uma atividade essencial e de extrema importância para termos cidades mais sustentáveis, a ciclologística ainda carece de políticas que favoreçam a circulação desses profissionais.”, conta Jessica Lucena, pesquisadora do Labmob.
Principais conclusões do estudo:

>> Público é formado majoritariamente por homens (92%) — com média de idade de 26 anos (76% até 30 anos) — que se autodeclaram pretos e pardos (68%) e trabalham cerca de 7 horas por dia.
>> 85% não possuem nenhum tipo de seguro, seja de saúde, vida ou odontológico, revelando a desassistência e vulnerabilidade desses profissionais.
>> 35% dos participantes do estudo já estiveram envolvidos em acidente de trânsito ou já presenciaram alguma ocorrência, impactando seus comportamentos e percepções.
>> Dos entregadores que participaram do estudo, 24 são mulheres e todas indicam medo de furto/roubo/assalto, de acidentes e da vulnerabilidade em relação aos veículos motorizados. Por meio dos dados, foi possível identificar que elas sofrem tanto sinistros como os homens.
>> A visão de uma cidade pouco amigável à sua dinâmica de trabalho, além de questões como falta de respeito, educação e desatenção com os ciclistas foram fortemente repetidas como causas dos acidentes de trânsito.
>> A infraestrutura viária urbana das cidades, que ainda não está totalmente adequada às atividades da ciclologística, também foi mencionada – especialmente a provisão de pontos de apoio que contribuam com a intensa rotina na rua e no trânsito.
>> Os profissionais toleram muitos riscos. A sensação de insegurança com relação ao trabalho, combinada aos riscos da profissão e falta de assistências encontradas, causam impacto direto na decisão de permanência na profissão. Foi levantado que poucos têm pretensão de seguir trabalhando como entregadores-ciclistas.
>> A atividade ciclologística ainda é pouco abordada no planejamento nacional urbano e de mobilidade. Ainda que hoje ela seja reconhecida como considerável oportunidade na transição energética e esteja presente em ações em prol da mobilidade ativa – atividade em que a pessoa usa a própria força como propulsora do veículo – ainda há poucas iniciativas e projetos voltados para o dia a dia desses profissionais e sua segurança.
Além da pesquisa com entregadores-ciclistas de São Paulo, também foram realizados estudos de caso com projetos específicos de Curitiba, Fortaleza e da própria São Paulo com a intenção de conferir à pesquisa uma compreensão abrangente que levasse em consideração as especificidades geográficas brasileiras, além de nuances regionais e outros tipos de entrega. O material completo do estudo “Segurança Viária e Ciclologística: desafios e oportunidades no Brasil” está disponível aqui.
“Se queremos falar de mobilidade sustentável, precisamos discutir segurança viária. Temos exemplos de países como Dinamarca e Holanda que transformaram a ciclologística em política nacional e modificaram o espaço urbano. A atenção com infraestrutura, leis de trânsito e com esses profissionais só oferece ganhos para um país — tanto ambientais e sociais, quanto econômicos.”, conclui Andrade.

 

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock