Ultima atualização 09 de dezembro

Venda consultiva: A importância de individualizar a oferta do seguro de vida

Os corretores de seguros têm um papel fundamental na orientação aos segurados a terem produtos de acordo com seu perfil e anseios

O conceito de venda consultiva teve origem na década de 1970 e vem evoluindo desde então. A estratégia, que considera as necessidades do consumidor como prioridade, tem como objetivo compreender a realidade do cliente e ajudá-lo a encontrar as melhores soluções, de forma 100% individualizada. Ao utilizar este parâmetro no processo de vendas, o profissional precisa se preparar para ouvir o cliente, dialogar e, a partir destes insumos, pensar nos possíveis caminhos a serem seguidos: o foco deixa de ser a venda final e passa a ser o diálogo com o cliente para entender suas dores e preferências, potencializando os resultados do negócio.

No setor de seguros, o conceito tem sido cada vez mais aplicado pelos corretores. “Quando nos referimos à venda consultiva, falamos sobre estar presente, conhecer o cliente ainda melhor e levar a ele soluções que se adequem perfeitamente ao seu perfil. Com isso, além de garantir uma “hora da verdade” bem feita, o corretor se consolida como uma referência na gestão de benefícios. Isso garante perenidade à relação, fazendo com que o consumidor recorra à visão consultiva do corretor sempre que necessitar de proteções adequadas às suas mais diversas necessidades”, explica José Florippes, diretor de Vendas da Omint Seguros.

Frente à mudança de mentalidade que o estado pandêmico trouxe à sociedade, o seguro de vida tem sido um dos produtos mais procurados do mercado segurador. Um levantamento realizado pela FenaPrevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida), divulgado em julho deste ano, demonstrou que, de abril de 2020 a maio de 2021, mais de 58 mil sinistros foram pagos, sendo 34.762 apenas nos cinco primeiros meses do ano. Em valores, os pagamentos chegam a R$ 2,6 bilhões. Houve uma maior conscientização do consumidor para o seguro de vida.

“O papel dos corretores é essencial para a venda de seguros. Os números positivos são também reflexo da abordagem deles. A visão consultiva oferecida por estes profissionais é de fundamental importância para a oferta de produtos mais aderentes. E, pensando nisso, a Omint promove algumas iniciativas importantes baseadas em informação qualificada, relacionamento e comunicação. Além de pesquisas e consultas que nos ajudam a entender as principais demandas e necessidades do dia a dia, disponibilizamos aos executivos parceiros uma plataforma de customização de comunicação, onde conseguem personalizam diferentes materiais e peças promocionais de alto impacto, a partir dos seus próprios dados, para utilizá-los em seus diversos pontos de contato com o cliente, como sites, redes sociais, e-mails ou aplicativos de mensagens instantâneas. Estes elementos otimizam a abordagem dos públicos-alvos e fortalecem o processo de venda consultiva. Desta forma, geramos ganhos para toda a cadeia de valor: corretor, seguradora e cliente”, completa Florippes.

Entendendo o ciclo de venda consultiva

– Pesquisa e alinhamento

No início do ciclo, é hora de entender como a empresa cliente funciona, os objetivos do potencial consumidor e quais demandas ele quer resolver.

– Diagnóstico

O diagnóstico valida as premissas levantadas, verificando se fazem mesmo parte da jornada de compra. O processo consiste em analisar quais são as dores do cliente para indicar a melhor solução.

– Implementação

O momento em que o cliente adere à compra e passa a utilizar o produto ou serviço precisa ser bem monitorado, de forma a garantir sua efetividade e evitar desvios no processo.

– Acompanhamento

No acompanhamento, o consultor observa e avalia, junto com o cliente, os resultados e propõe ajustes, caso necessário.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock