Ultima atualização 09 de dezembro

Seguros Unimed é a primeira seguradora brasileira a conquistar o selo Pró-Ética

Outorgado a cada dois anos, o selo é concedido depois de um período de extensa auditoria realizada pela Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção da GCU

A Seguros Unimed é a primeira seguradora do país a conquistar o selo Pró-Ética, iniciativa da Controladoria Geral da União (CGU) que chancela companhias por suas boas práticas, transparência e combate à fraude e à corrupção. No Sistema Unimed, outras duas cooperativas foram reconhecidas com o selo: Unimed-BH e a Federação das Unimeds do Estado de São Paulo.

Outorgado a cada dois anos, o selo é concedido depois de um período de extensa auditoria realizada pela Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção (STPC) da GCU. Ao obter o Pró-Ética, a empresa se destaca no mercado segurador e passa a fazer parte de um seleto grupo, composto por organizações de diversos setores da economia nacional, reconhecidamente comprometido com parâmetros baseados na Lei Anticorrupção.

“A conquista do Pró-Ética consolidou um modelo de gestão que vinha sendo implementado na Seguradora desde 2015. Essa conquista é resultado do comprometimento de todos os colaboradores, dirigentes e conselheiros da empresa, que entenderam, incorporaram e replicaram as práticas de governança exigidas pelo poder público e cada vez mais valorizadas pelo mercado e consumidores”, afirma Helton Freitas, presidente da companhia.

Com seis milhões de clientes em sua carteira, a empresa é uma seguradora privada, nascida de uma das mais tradicionais, pioneiras e confiáveis cooperativas de trabalho médico do Brasil, o Sistema Unimed. Portanto, traz em sua essência práticas cooperativistas que são precursoras de ESG. “Ficamos ainda mais honrados por recebermos o selo com a Unimed-BH e a Federação das Unimeds do Estado de São Paulo, o que enfatiza os princípios do nosso modelo de negócio”, destaca o presidente da seguradora.

“Nosso Programa de Integridade foi criado para engajar todo o nosso time na construção de um ambiente de negócios e relacionamentos cada vez mais confiável e vem demonstrando como a ética e a integridade são diretrizes importantes para a sustentabilidade empresarial. Sem dúvida, o Pró-Ética é um importante diferencial que a Seguradora passa a ter no mercado, tornando a empresa ainda mais competitiva”, reforça Fabiano Catran, diretor Executivo responsável pelos núcleos de Governança, Jurídico e Relações Institucionais na companhia.

O selo é uma rubrica importante para a empresa, que tem 14% do faturamento composto por licitações.
Cultura pautada pela segurança e transparência da operação

A Seguros Unimed também integra a Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) que mobiliza a comunidade empresarial na adoção e promoção de suas práticas de negócio. O movimento está baseado nos dez princípios universalmente aceitos nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Combate à Corrupção. Além disso, aderiu ao Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção do Instituto Ethos, que visa unir empresas com o objetivo de promover um mercado mais íntegro e ético, além de erradicar o suborno e a corrupção.

As iniciativas estão em linha com sua estratégia de futuro sustentável, com objetivos claros para expandir a sua geração de valor junto à sociedade, por meio de ações focadas em promoção da saúde, proteção financeira, diversidade, responsabilidade socioambiental, governança, ética e integridade, incentivo à cultura, entre outras.

A companhia também reafirma seu comprometimento com padrões internacionais de qualidade, governança e gestão, ao manter o nível ouro da ISO 31000 e a re-certificação da ISO 9001. O último processo de auditoria, realizado em 2021, destacou a atuação do comitê de gerenciamento de crises na pandemia de Covid-19, o amadurecimento do processo de gestão de riscos e os avanços na cultura de segurança da informação, além do robusto plano de continuidade operacional da empresa, fortemente testado no início da crise sanitária com a rápida adequação a um novo modelo de trabalho (home office) aos mais de 1,4 mil colaboradores.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock