Ultima atualização 06 de dezembro

Mercado de seguros gaúcho registra crescimento acima do nacional

Segundo dados da Susep, de janeiro a agosto de 2021 o setor de seguros no Rio Grande do Sul registrou um crescimento de 18,4%, enquanto no Brasil o aumento foi de 14,7%

O mercado segurador gaúcho vem mostrando desempenho positivo, acima do patamar nacional. De acordo com dados da Susep (Superintendência de Seguros Privados), de janeiro a agosto de 2021, o Rio Grande do Sul registrou um crescimento de 18,4%, enquanto no Brasil o aumento foi de 14,7%. “Este desempenho mostra que o valor social de proteção das pessoas vem aumentando ano após ano. De 2020 para cá, percebemos, com a pandemia, aumento na preocupação e mudança de hábito do consumidor para a questão seguros”, comentou o presidente do Sinseg-RS (Sindicato das Seguradoras do Rio Grande do Sul), Guilherme Bini.

Por ter no setor primário sua maior força no PIB, o seguro rural foi o segmento que apresentou maior crescimento na arrecadação nos primeiros oito meses do ano (+ 43,45%). A área segurada no Estado vem crescendo nos últimos anos, com produtores buscando no seguro uma forma de reaver ao menos parte do seu investimento na safra. O setor de transportes também apresentou alta de 32,5%, seguido pelo vida com crescimento de 17,4%. “Sem dúvida a pandemia trouxe a consciência sobre a finitude e a importância de proteção para a mesa de debates. No entanto, ainda temos muito espaço para crescer e temos que aproveitar o interesse das pessoas agora”, ressaltou.

Bini acredita que muitas mudanças pelas quais o setor passou neste último ano e meio de pandemia devem permanecer e possibilitar o acesso de novas pessoas ao seguro. “Os avanços em tecnologia tiveram que ser muito rápidos; projetos que estavam parados há 5 anos tiveram que ir pra rua. Isso possibilitou com que tivéssemos, por exemplo, a vistoria feita pelo próprio segurado e até mesmo a vistoria por drones na agricultura. Na área da saúde, a telemedicina permitiu que as pessoas não ficassem desassistidas mesmo que dentro de casa”, destacou. Com as pessoas mais em casa, as seguradoras também tiveram o maior acionamento de assistências dos últimos anos, fizeram reparos e até mesmo perceberam que era necessário proteger seus bens pessoais e de trabalho. Com isso, as seguradoras se adaptaram e passaram a oferecer coberturas para atividades pessoais e profissionais dentro do seguro residencial.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock