Ultima atualização 04 de fevereiro

Grandes oportunidades de seguros se aproximam em 2022

Amadurecimento do setor de seguros e maior consciência da sociedade impulsionam os negócios no pós-pandemia

*ARTIGO – Estamos chegando ao fim de 2021, o ano que pensávamos que seria marcado pelo fim da pandemia e a recuperação do setor de seguros, mas que ainda seguiu trazendo importantes desafios para o mercado securitário em todo o mundo. Agora sim, em 2022, com o sucesso da vacinação, fim do isolamento social, retomada dos eventos e negociações presenciais, as projeções de crescimento são muito positivas.

Essa reabertura completa da economia acontece no momento de uma nova perspectiva de consciência do consumidor de proteção, sobre a importância de proteger bens e pessoas, ter um plano de saúde, um seguro de vida e uma reserva financeira bem administrada. A sensibilidade ao consumo de produtos de seguros no Brasil deve sofrer um impacto direto como efeito da pandemia e o momento de aproveitar este legado é agora.

Observando o setor de serviços da economia, o mercado de seguros certamente tem sido um dos segmentos mais necessários e demandados ao longo da pandemia, nos seus mais diversos ramos. Por isso, sai dessa situação mais maduro, experiente e sustentável, apto a oferecer soluções cada vez mais adequadas à nova realidade dos consumidores.

A expectativa é que o mercado de seguros terá em 2022 o início de um período de maturação de desenvolvimento de novos produtos e negócios. A customização dos produtos e a digitalização dos processos serão grandes aliados das empresas no novo ano, seguros, coberturas e assistências voltadas para necessidades específicas de mercado, ouvindo e atendendo clientes, certamente irão sair na frente.

Com o fim da pandemia e outros movimentos da economia, teremos novos riscos e, como consequência, novas oportunidades de negócios para o setor de seguros. A rápida adaptação, que tanto marcou o período da pandemia, será fator mandatório para atender às demandas da sociedade nos próximos anos.

Também será intensificado o compartilhamento e uso de dados pessoais dos clientes, possibilitando que as empresas ofereçam uma solução personalizada para os clientes. Esse movimento traz a preocupação com segurança digital e o atendimento à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), por isso o seguro cibernético é um exemplo de produto que ganhará muita força no novo cenário.

As consultorias de seguros, como a Wiz, devem aproveitar a oportunidade que a pandemia deixou para o setor: nunca se falou tanto sobre seguro e sobre a importância de pensar no futuro, na proteção financeira e no bem-estar. É o momento de seguir o propósito do corretor de seguros e levar para os clientes aquilo que eles esperam, bem como comunicar os benefícios que só os seguros oferecem, fomentando a cultura do setor em nosso país.

Outro fator que traz esperança de tempos melhores é que o ano começa com o órgão regulador tendo como superintendente um corretor de seguros atuante no setor há quatro décadas, que, como nós, sabe o que o mercado precisa para se desenvolver, e confiamos que irá trabalhar nesse sentido.

Com esse amadurecimento que estávamos vivenciando teremos um forte crescimento do setor na visão 360º, com profissionais e empresas cada vez mais capacitados e com ferramentas para se aproximar e verificar as necessidades globais de seus clientes. É preciso foco e muito trabalho para, em meio a tantas oportunidades, não acabar ficando para trás.

Stephanie Zalcman

 

 

 

 

 

*Stephanie Zalcman é diretora Técnica de Operações e Estruturação da Wiz Soluções em Seguros

 

K.L.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock