Ultima atualização 26 de novembro

Como blindar sua empresa de cyberataques na Black Friday

As organizações precisam estar atentas na condução de seus negócios durante a data, especialmente com relação à legislação

A cada ano a Black Friday se consolida como uma data bastante lucrativa para os varejistas de todo o mundo. No ano passado, o faturamento do e-commerce somou R$ 4,02 bilhões, um aumento de 25,1% em relação ao mesmo período de 2019, segundo levantamento feito pela Ebit/Nielsen.

Esses números surpreendentes infelizmente coincidem com um aumento considerável de ataques cibernéticos, violações e quantias em dinheiro perdidas tanto dos consumidores como das empresas. Entre os crimes mais comuns estão o sequestro de dados (ramsonware), sites e apps falsos (phishing), vazamento de dados, roubo de dados de cartão de crédito e paralisação de transações comerciais.

Ana Cristina Albuquerque

As empresas precisam estar atentas na condução de seus negócios, especialmente com relação à legislação. Qualquer vazamento de dados de seu consumidor, a empresa ficará sujeita a responder civilmente pelos danos causados. Outro ponto importante a ser observado é a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que já se encontra em vigor, e prevê a imposição de processos regulatórios e até mesmo sanções administrativas e penalidades em caso de descumprimento de suas normas.

Por isso elenco abaixo algumas dicas de ações que são fundamentais para reforçar a proteção das empresas no período da Black Friday:

Elimine as vulnerabilidades do seu site

Antes do período de vendas da Black Friday é importante contar com um profissional especializado para fazer uma checagem completa de segurança. Esse passo é importante mesmo se você administra seu negócio sozinho ou possui uma equipe pequena. Um simples ato de prevenção pode evitar prejuízos financeiros de grandes proporções.

Atenção aos parceiros

A segurança para o sistema interno da empresa é essencial, mas é preciso olhar também para quem está fora. A vulnerabilidade pode estar presente em um fornecedor terceirizado que por uma falha pode permitir a invasão do sistema operacional de grandes companhias. Além disso, um funcionário temporário pode não ter conhecimento dos procedimentos adequados e por isso também deve ser alvo de atenção.

Tenha uma ação planejada

É preciso ter em mente quais são os funcionários responsáveis pela gestão desse tipo de risco e para quem essas situações devem ser reportadas. As equipes devem saber como agir quando alguma ameaça for detectada, como minimizar os riscos e quais ações devem ser implementadas para diminuir o impacto. Tenha o contato de um advogado que conheça as leis relacionadas aos crimes cibernéticos e um corretor de seguros para acionar apólices para cada tipo de ocasião.

Conheça sua apólice de seguro

Independentemente da Black Friday é importante que as empresas realizem investimentos como o Seguro de Cyber, que traz uma maior segurança na condição dos negócios e certamente auxiliam em caso de eventuais perdas por vazamento de dados ou interrupção de negócios causado por ciberataque. Quem já tem esse tipo de proteção precisa saber quais as coberturas a serem aplicadas e verificar se o Limite da sua apólice está adequado para sua empresa.

O custo de um ataque cibernético pode significar perdas irreparáveis que podem levar a uma situação financeira de insolvência. Portanto, redobre as atenções para seu negócio independentemente do tamanho da empresa e conte sempre com profissionais especializados para garantir a proteção da melhor forma possível.

* Por Ana Cristina Albuquerque, líder de Linhas Financeiras da Willis Towers Watson

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock