Ultima atualização 22 de novembro

Black Friday: Aumento das compras online reforça importância do seguro

De acordo com uma pesquisa do MIT, os casos de vazamentos de dados aumentaram 493% no Brasil. Sendo assim, é fundamental contar com o auxílio de uma apólice de seguro cyber

EXCLUSIVO – Quando chega o mês de novembro todos já ficam ansiosos para a data comercial especial: a Black Friday. Em meio à pandemia de Covid-19, mesmo com o avanço da vacinação, alguns consumidores estão receosos e irão optar por fazer suas compras nos meios digitais. Segundo um estudo da Conversion, agência de Search Engine Optimization (SEO), 62,96% dos entrevistados pretendem aproveitar as promoções online. No ano passado, este número era de 75,3%.

Apesar de proporcionar ótimos negócios para os clientes, a comunidade hacker enxerga na Black Friday e nas vendas online uma brecha para realizar ciberataques e roubar dados das empresas e dos consumidores. De acordo com uma recente pesquisa do MIT (Massachusetts Institute of Technology), os casos de vazamentos de dados aumentaram 493% no Brasil. Com a finalidade de evitar que isso aconteça, é fundamental contar com uma proteção caso o banco de dados de uma empresa seja invadido.

O seguro para riscos cibernéticos, que entre suas coberturas cobre danos como Responsabilidade Civil por atos de violação, despesas de substituição de ativo digital, ameaça cibernética e lucros cessantes pode ser uma boa saída. “Não somente na Black Friday, mas sim em um mundo cada vez mais conectado e digital, o seguro para riscos cibernéticos surge da necessidade das empresas de proteger os negócios no ambiente virtual, que passa a ser fundamental nessa nova era, principalmente com as novas ameaças que naturalmente começaram a surgir com este movimento. Com o início da pandemia, que colocou muitas pessoas em suas casas e aumentou ainda mais o consumo de tecnologia, a segurança no ambiente digital ganhou ainda mais visibilidade e protagonismo”, afirma Ricardo Ortega, gerente de produto da Seguros Sura.

O produto cobre também o monitoramento da carteira de cliente, caso essa ação seja necessária, serviços de perícias e investigação administrativa, restauração e recuperação de dados, restituição de imagem do próprio segurado, eventuais pagamentos de multas e penalidades imputadas por órgãos reguladores e reclamações/ações voltadas a incidentes com ransomware ou eventuais extorsões na internet. Para Leandro Martins Freitas, diretor de Riscos Financeiros da MDS, o seguro é um importante aliado no meio digital da empresa e ajuda no gerenciamento de riscos. “Quando acontece uma invasão, é possível se evitar as consequências causadas tendo uma reação rápida aos eventuais danos que esse ataque pode provocar. Imagina que o seu servidor foi invadido. Ao ter um seguro cyber, você poderia, por exemplo, trocar de servidor, pois a própria seguradora vai te ajudar nessas substituições minimizando prejuízos maiores”.

Marco Mendes, especialista em Seguro para Riscos Cibernéticos da Aon Brasil, afirma que a grande dificuldade que o produto enfrenta é a baixa consciência com relação à informação e proteção de dados, e que para mudar essa realidade será necessário difundir a cultura da segurança digital. “Um dos primeiros passos que todas organizações devem tomar é encontrar servidores que sejam confiáveis, pois ao contar com um sistema de qualidade as chances de um vazamento acontecer diminuem. Precisamos tomar um posicionamento mais pró-ativo. Ao invés de esperar a legislação mudar e ter mais penalidades, devemos cada dia estudar o assunto para evoluir na proteção de dados”.

De acordo com Maria Victoria Barbará, head of P&C Treaty da Austral Resseguradora, simplificar a comunicação e a contratação são iniciativas essenciais para ampliar a visibilidade de qualquer seguro, e no cyber não é diferente. “Tanto que reduzimos a seis perguntas nosso material para customizar o seguro. Creio também, em um mundo cada vez mais digitalizado, que as pessoas começam a se conscientizar sobre a importância dessa proteção e acabam indicando os serviços. Além disso, a regulamentação do sistema de pagamentos PIX pelo Banco Central e a LGPD aceleraram ainda mais o mercado, o que irá refletir positivamente na carteira”.

Nicole Fraga
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock