Ultima atualização 19 de outubro

Redes sociais devem ser utilizadas como forma de distribuição

Brasil é o 3º país que mais usa redes sociais no mundo. O setor de seguros deve investir em comunicação e tecnologia para vender produtos

EXCLUSIVO – De acordo com um estudo da plataforma CupomValido.com.br, que reuniu dados da Hootsuite e WeAreSocial, o Brasil é o 3º país que mais usa redes sociais no mundo, com uma média de 3 horas e 42 minutos por dia. Considerando todos os países, o Brasil fica atrás somente da Filipinas e Colômbia, que gastam em média 4 horas e 15 minutos e 3 horas e 45 minutos, respectivamente.

Mais da metade da população mundial, aproximadamente 53,4%, estão presentes nas redes, totalizando 4.2 bilhões de pessoas. Aqui no Brasil, são mais de 150 milhões de usuários, o que representa uma taxa de 70,3%, uma das maiores do mundo. Sendo assim, é natural que diversos mercados, inclusive o de seguros, utilizem essas plataformas para vender e conquistar novos clientes. Entretanto, é necessário montar uma estratégia para obter sucesso.

No caso do WhatsApp, o Brasil está na 2ª posição no ranking mundial, com mais de 108 milhões de usuários ativos. Para Renato Pedroso, presidente da Previsul, a comunicação utilizada pela empresa deve ser adequada ao público que utiliza as redes, comunicando a segurança e facilidades dos produtos securitários e tirando as dúvidas do consumidor. “A seguradora atende ao consumidor via WhatsApp desde 2018 e, a partir de 2019, passou a ser a primeira da América Latina a emitir seguros via aplicativo. Basicamente, a interação acontece via BOT, que nada mais é que um robô que contempla o script de venda do produto e conduz a contratação, incluindo DPS e forma de pagamento do prêmio. O autosserviço é, ao meu ver, a principal demanda do consumidor, que quer ter o poder de não apenas contratar os produtos securitários digitalmente, mas também ter toda a interação com as Seguradoras na palma da mão.

Telegram para post

Levando em consideração a faixa etária, o grupo entre 16 e 24 anos são os que mais utilizam redes sociais no Brasil. Mais de 92% dos usuários deste público utilizam redes sociais pelo menos uma vez ao mês. Em 2020, segundo a pesquisa, os internautas entre 16 e 64 anos passaram, em média, 6 horas e 54 minutos navegando pela internet. “A Covid-19 fez com que mais pessoas percebessem a importância de poder contar com um seguro. Muitas delas já cogitavam contratar um seguro e acabaram antecipando essa adesão em razão da pandemia. Em resposta a isso, as empresas focaram em desenvolver e aperfeiçoar produtos e serviços que atendesse a essa nova demanda. Para esse público mais jovem, quanto mais praticidade e agilidade, melhor. Além, claro, de serviços personalizáveis que não sejam tão enrijecidos”, afirma Rivaldo Leite, vice-presidente Comercial e de Marketing da Porto Seguro.

Ana Quintela, superintendente de Marketing e Comunicação da Zurich no Brasil, acredita que as redes sociais e a transformação digital, além da flexibilização na regulamentação do setor, poderão ajudar a fazer com que mais pessoas contratem seguros. “Temos que tem em mente que todas essas mudanças, no geral, têm a ver com priorizar as necessidades específicas de cada cliente: seus desejos, gostos e o que ele realmente precisa. Não é por acaso que todo o desenvolvimento de nossos próximos passos na empresa está centralizado no consumidor, pois isso faz com que sejamos mais assertivos e consigamos trazer uma melhor experiência para o nosso segurado”.

Nicole Fraga
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock