Ultima atualização 28 de outubro

Chubb quer ampliar alcance do seguro de D&O no mercado brasileiro

Seguradora está promovendo uma série de ações para oferecer aos corretores de seguros acesso a informações e detalhes do produto

De acordo com dados da FenSeg (Federação Nacional de Seguros Gerais), a arrecadação registrada no segmento de Directors & Officers (D&O, na sigla em inglês) no período de janeiro a julho deste ano atingiu R$ 651 milhões, o que representa um aumento de 49,1% em relação ao mesmo período de 2020. Líder do mercado, de acordo com dados publicados pela Susep (Superintendência de Seguros Privados), a Chubb está promovendo uma série de ações para oferecer aos corretores de seguros acesso a informações e detalhes do produto. O objetivo é ajudar os parceiros a levar essa proteção a um número ainda maior de executivos.

Voltado a garantir o ressarcimento de valores pagos a título de indenização determinada pela Justiça por danos causados a terceiros em consequência de atos de gestão do executivo, o D&O já vem crescendo de forma consistente há algum tempo no Brasil. Segundo dados da FenSeg, o volume de prêmios arrecadados pelas seguradoras com o produto de janeiro a dezembro de 2020 foi 52,4% superior ao registrado ao longo de 2019. A ampliação do interesse espelha um aumento da percepção de risco por parte dos executivos e das corporações. Mudanças na legislação, como a chamada “lei anticorrupção”, de 2014, e novas normas criadas na sequência, certamente estão entre os fatores responsáveis.

As recentes transformações no ambiente de negócios geradas pela pandemia também afetam a percepção de risco e fazem com que empresários e executivos busquem reduzir sua exposição. Esse movimento foi percebido por conta do crescimento dos seguros de responsabilidade civil de forma geral. O segmento teve alta de 34,7% no volume de prêmios arrecadados na primeira metade de 2021, em comparação com o mesmo período do ano passado. Nesse mesmo intervalo de tempo, o seguro de D&O avançou de 47,2%.

Telegram para post

“Em um cenário turbulento, marcado por desarranjos no setor produtivo gerados pelas paralisações ou pela falta de insumos, como reflexo da pandemia, as disputas na Justiça tendem a aumentar. Isso torna a contratação de uma apólice de D&O uma exigência adicional para proteção dos executivos”, avalia Luciano Santos, vice-presidente de Subscrição P&C da seguradora. O crescimento da carteira de D&O no mercado segurador fez com que um número cada vez maior de executivos tivesse acesso a essa proteção, mas a distribuição não se deu de forma homogênea.

“Empresas multinacionais e grandes empresas de capital aberto já assimilaram a importância da contratação desse tipo de proteção, cada dia mais exigida por executivos que assumem postos de liderança”, diz o executivo. “Por outro lado, boa parte dos executivos de empresas familiares e de organizações de médio ou pequeno porte ainda não desfruta esse benefício. É justamente nessa faixa que queremos atuar, por meio de um trabalho de sensibilização, realizado em parceria com os corretores”, completa Santos.

Ao longo do mês de outubro, a empresa promoveu treinamentos focados no seguro de D&O. A cada terça-feira, executivos da companhia estiveram reunidos com corretores nos encontros do evento virtual denominado Chubb Digital. Lançada em março de 2020, a iniciativa já contou com a participação de milhares de corretores. A cada mês, a seguradora mapeia os temas relevantes para os parceiros e coloca seus especialistas para desenvolver o roteiro e participar das transmissões ao vivo pela internet.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO