Ultima atualização 27 de outubro

Biometria de voz vira solução na prevenção de fraudes no setor de seguros

Com a transformação digital, busca por novas tecnologias antifraude será a pauta principal do mercado de seguros nos próximos anos

Com a transformação digital, o setor de seguros não só tem evoluído rapidamente como também viu o número de operações fraudulentas aumentar consideravelmente nos últimos anos. Segundo a última atualização do relatório do Sistema de Quantificação de Fraudes (SQF), da CNseg (Confederação Nacional das Seguradoras), as fraudes comprovadas somente no primeiro semestre de 2020 chegaram a R﹩329,5 milhões. Um crescimento de 0,3 pontos percentuais se comparado ao mesmo período de 2019. Com isso, é possível afirmar que o mercado segurador tem um grande desafio pela frente no que diz respeito a soluções de prevenção de fraudes.

Para Marcelo Peixoto, CEO da Minds Digital, a busca por novas tecnologias antifraude será a pauta principal do setor de seguros nos próximos anos. “Em um mercado que anualmente perde milhões de reais em fraudes comprovadas, é natural que o mercado esteja se movimentando para achar os melhores parceiros, que por meio da tecnologia conseguem desenvolver programas de prevenção a fraudes para identificar outros sinistros ocorridos com o mesmo cliente ou em outras seguradoras, assim como evitar a ação dos golpistas no primeiro atendimento” afirma.

A startup, que vem atuando no setor bancário e virou uma aliada para o Banco Bmg identificar quadrilhas de fraudadores em território nacional, agora passa a olhar também para o mercado segurador. A empresa utiliza Inteligência Artificial e modelos de Machine Learning para autenticação a partir do uso da voz do próprio cliente, identificando e prevenindo tentativas de golpes em todo o ecossistema do negócio.

Telegram para post

“Uma das vantagens da biometria de voz é a captura das características únicas da voz de cada pessoa (como o timbre, altura e frequência) logo no seu cadastro na empresa. O sistema consegue reconhecer se é uma gravação tentando se passar pela pessoa, inclusive nos canais de relacionamento com o cliente”, comenta Marcelo.

Entre os dias 5 e 7 de novembro, ocorre o desafio Hackathon Ingá: Seguros, uma iniciativa do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (CODEM), por meio da Câmara Técnica Financeira e de Seguros. Com patrocínio da Minds Digital, o evento tem o objetivo de promover a inovação, a partir de um desafio para o setor financeiro e de seguros.

Os participantes devem ser moradores da região que vem sendo destaque quando o assunto é tecnologia. O evento será totalmente online e gratuito. Para participar, basta conferir as regras e se inscrever no link até o dia 29/10.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock